O Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho, é uma data para conscientização da população acerca das diferentes identidades de gêneros e orientações sexuais. “Para ajudá-los a compreender melhor essa sigla, fizemos um glossário para esclarecer melhor o que cada letra e símbolo significam”, afirma em nota, nas redes sociais, a Prefeitura de Barão de Cotegipe.
Segue as definições.
L- Lésbica: refere-se às mulheres que se identificam como mulheres e possuem preferência por se relacionar sexual e romanticamente com outra mulher.
G- Gay: refere-se aos homens que se identificam como homens e possuem preferência por se relacionar sexual e romanticamente com outro homem.
B- Bissexuais: refere-se a homens e mulheres que sentem atração sexual e romântica por ambos os gêneros.
T- Travestis, Transexuais e Transgênero: refere-se às pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi designado a partir do sexo biológico;
Q- Queer: refere-se a pessoas que não se identificam com padrões heteronormativos e transitam entre os gêneros.
I- Intersexuais: refere-se as pessoas que nascem com características sexuais biológicas que não podem ser definidas apenas como masculino ou feminino.
A- Assexuais: refere-se às pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual por outras pessoas.
+: este símbolo agrega em si todas as outras siglas referentes à identidade de gênero e orientação sexual, como por exemplo o P de Pansexual, que se refere as pessoas que sentem atração por outras, independente do gênero.
Essa data também é para luta contra a homofobia, afinal, todas as formas de ser e de amar devem ser respeitadas.