14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Áurea: políticas públicas municipais de incentivo ao campo

Objetivo é buscar alternativas para que os produtores possam investir em suas propriedades, gerar emprego e renda e permanecer no meio rural

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

A agricultura brasileira se destaca, mundialmente, como uma das mais competitivas e tecnológicas. Nos últimos anos, se percebeu a importância que esta nova agricultura desempenha junto ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo um dos pilares da economia, ainda mais em tempos de pandemia.

No município de Áurea, o carro-chefe da economia é a agricultura e suas principais culturas são soja, milho, cevada, trigo, fumo, bovinos leiteiros e de corte, erva-mate, suinocultura, avicultura, hortifrúti. Sendo assim, o Poder Público busca alternativas de incentivo a este setor para que os produtores rurais possam investir em suas propriedades gerando emprego e renda e permanecendo no meio rural.

O novo produtor rural é um dos profissionais mais complexos no mercado de trabalho hoje, pois este setor exige o mais alto conhecimento em diversas áreas. Ele tem um pouco de cada profissão, engenheiro agrônomo, médico veterinário, mecânico, engenheiro, climatologista, religioso, contador, professor, dentre muitas outras.

Serviços prestados

A Prefeitura de Áurea, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, atua de forma direta aos produtores rurais. Entre os serviços prestados estão auxílio na produção de silagem; subsidiando o valor da hora-máquina; e realizando abertura de valas gratuitas para acondicionar a silagem.

O município faz também a distribuição de calcário, adubos orgânicos sólidos e líquidos de forma gratuita. Dispõe de equipamentos para a realizar o processo de fenação, disponibiliza inúmeras máquinas agrícolas como classificador de semente, distribuidor de fertilizante, rolo faca para auxiliar o produtor no manejo das coberturas de solo.

A Secretaria da Agricultura também realiza sistemas de troca-troca de sementes de milho, sorgo, aveia, cevada, nabo, centeio, ervilhaca, e busca parcerias para o repasse de alevinos e mudas frutíferas.

Na área da pecuária, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fornece auxílio por meio de inseminações artificiais para suínos e bovinos, e vacinas de brucelose subsidiadas.

Quanto a questão ambiental, o município busca formas de apoio aos produtores rurais, zerando os custos dos licenciamentos ambientais para implantação estruturas para a criação de suínos aves e bovinos e, também, com terraplanagem gratuita.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas