14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

São Valentim: estimular a consciência cidadã

Educação Fiscal está contribuindo para transformar o pensamento dos alunos incentivando-os a uma prática mais consciente

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O município de São Valentim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Grupo de Educação Fiscal Municipal - GEFIM, em uma ação conjunta com a Escola Municipal Professora Azídia dos Santos Capellari, Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro e Escola Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente, vêm desenvolvendo atividades pedagógicas relacionadas à Educação Fiscal, com o objetivo de estimular nos estudantes a consciência cidadã.

Segundo a Secretaria de Educação, a cidadania é desenvolvida por meio de leitura e debates em sala de aula e está diretamente relacionada com questões práticas, como, por exemplo, solicitar e inserir o CPF na nota fiscal. Além disso, mostrar a origem do dinheiro público e o seu uso, bem como a função dos impostos para o desenvolvimento e a prestação de serviços básicos de saúde, educação e demais setores da administração pública.

O trabalho desenvolvido com a Educação Fiscal nas escolas da rede municipal acontece há alguns anos. “Hoje, podemos perceber alguns resultados quando conversamos com os estudantes, e percebemos seus argumentos e seu posicionamento a respeito deste assunto. Observamos que a Educação Fiscal está contribuindo para transformar o pensamento a respeito destes temas e, consequentemente, ações práticas serão adotadas”, disse a secretaria em nota.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas