14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Aratiba: projeto cria canais virtuais de interação e solução de demandas

‘Conectando-se com as emoções’ já está sendo usado na rede municipal de ensino e contempla diversas atividades. “A palestra virtual foi muito produtiva”, disse Franciele Marcanzoni, mãe de uma aluna

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O direito à educação no período pandêmico tem sido um desafio para os envolvidos nesta área, prefeitos, gestores, alunos, famílias, diretores, professores, colaboradores, frente à necessidade de acessar novas práticas, em vista de dar continuidade aos processos de aprendizagem.

Ciente desta tarefa, e atenta as necessidades e as demandas que emergem dos contextos atuais, a Secretaria de Educação de Aratiba busca, constantemente, fortalecer as atividades existentes e, ao mesmo tempo, estar aberta as novas formas de fazer acontecer o ensino-aprendizagem, tendo presente a nobre arte de educar. E, o projeto ‘Conectando-se com as emoções’ insere-se neste processo, quando nasceu no início do ano letivo em curso, idealizado pelo psicanalista, Rudinei Lolatto e, após ser recebido, avaliado e aprovado pela Secretaria de Educação, já está sendo executado nas escolas da rede municipal de Aratiba.

Conectando

O projeto contempla diversas atividades, como atendimento clínico presencial, quando o profissional vai até as escolas, seja na sede do município, como também no interior, respeitando e seguindo as normas sanitárias. Atendimento individual, na modalidade on-line; produção e gravação de áudios com conteúdos educativos, contendo dicas e orientações aos pais, aos quais são enviados via WhatsApp. Realização de palestras e de reflexões com os diversos públicos: alunos, educadores, colaboradores e pais.

Reflexões virtuais

Em relação aos pais, no que diz respeito às palestras e às reflexões virtuais, estas são realizadas, normalmente, à noite, em que eles participam de suas próprias casas. É interessante registrar que, em vista destes encontros virtuais, a família, reunidos ao redor da mesa ou sentados no sofá, assistem tranquilamente a palestra pelo celular ou pelo notebook, atentos ao tema que está sendo abordado.

Na avaliação de Franciele Marcanzoni, mãe de uma aluna de uma escola do município, “a palestra virtual foi muito produtiva, pois, além do tema interessante, possibilitou reunir a família para aprender dicas e informações valiosas para fortalecer ainda mais o nosso vínculo familiar”.

Além das atividades do projeto aqui destacadas, no decorrer de sua execução, outras ainda podem ser agregadas, visto que ele está em construção, sendo avaliado e aperfeiçoado constantemente.

Avaliação

Para o idealizador do projeto, além de contemplar o que já é tradicional (o atendimento presencial), a iniciativa visa assistir, na modalidade on-line, os diversos públicos da área da educação, oferecendo novos ambientes para a escuta e o acolhimento das demandas. “Das queixas, dos dilemas existenciais, das angústias, e, de forma sistematizada, oferecer orientações com vistas ao autoconhecimento e recursos para lidar com os desafios da vida”, destaca Rudinei Lolatto.

A secretária de Educação de Aratiba, Rosane Morgan, afirma que o projeto é um trabalho de prevenção. “Pois percebemos que os alunos e, de forma indireta, os familiares precisam de um instante de atenção, principalmente de escuta e acolhimento, neste momento delicado em que estamos vivendo”, conclui Rosane.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas