14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Charrua: aplicação correta e segura dos defensivos agrícolas

Leandro Marcelo De Oliveira do Senar abordou conceitos e considerações sobre agrotóxicos

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Emater/ASCAR-RS e a Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente de Charrua promoveram, entre os dias 16 e 18, curso sobre a aplicação correta e segura de defensivos agrícolas, realizado por Leandro Marcelo De Oliveira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A atividade contou com número limitado de participantes em virtude dos protocolos de prevenção estabelecidos pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Na ocasião, foram abordados conceitos e considerações sobre agrotóxicos, como o que é agrotóxico; interpretação do rótulo dos agrotóxicos, inseticida, fungicida, acaricida, herbicida, adjuvantes e produtos afins; identificação de riscos; conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos; rotulagem e sinalização das áreas de risco.

O curso abordou, também, uso de vestimentas e equipamentos de proteção individual; manipulação e uso de agrotóxico; transporte, armazenamento, preparo, aplicação; equipamento de proteção individual (EPI), descarte, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção individual, responsabilidade.

Além disso, as principais vias de penetração no corpo, vias de exposição, ocular, inalação térmica, oral; sinais e sintomas de intoxicação e de primeiros-socorros, contato com a pele, contato com os olhos, ingestão, inalação. Os tipos de pulverizadores, procedimentos preconizados na NR 31.8 quanto ao uso de agrotóxicos e afins.

A Emater informa que novas edições do curso serão feitas na medida em que surgiram agricultores interessados.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas