14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Política públicas para fortalecer o setor primário em Jacutinga

“Se vivemos um momento especial devido à alta dos produtos agrícolas, dos alimentos, temos que fortalecer ainda mais o setor para que com isso todo o município possa colher frutos também”, disse o prefeito Beto Bordin

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, juntamente com o vice-prefeito, Ricardo Menegaz, realizou uma reunião com a Emater, e, também, o secretário da Agricultura, Darci José De Ré, para avaliar as ações que vem sendo desenvolvidas no setor primário do município, e que contam com a parceria entre o Poder Executivo e o escritório local da Emater.

Hoje, o escritório da Emater de Jacutinga possui quatro servidores com capacidade qualificada e que junto com a administração municipal buscam elaborar projetos e ações com o objetivo de fortalecer o setor primário.

O prefeito Beto Bordin disse que é um entusiasta dos investimentos públicos que objetivam o desenvolvimento socioeconômico. Ele compreende também que investir no homem do campo, na pequena propriedade ou na agricultura familiar é fundamental para que haja a sucessão rural, para que haja a ampliação da renda e a satisfação do trabalhador que vê o seu produto, fruto do seu suor render dividendos positivos. “Se vivemos um momento especial devido à alta dos produtos agrícolas, dos alimentos, temos que fortalecer ainda mais o setor para que com isso todo o município possa colher frutos também”, disse.

Foram tratados, entre vários assuntos, sobre o fortalecimento de alguns programas, em que administração municipal orientou para que cada ação que o município desenvolver, em parceria com a Emater, haja um acompanhamento de um profissional. Por exemplo, o programa de fortalecimento da correção do solo por meio do Programa Fertiliza Jacutinga, que passará a ter um coordenador da Emater realizando a orientação e o acompanhamento. Além do trabalho da prefeitura e da Secretaria Municipal de Agricultura. Assim como, no setor da bacia leiteira, a questão da agroindústria, ovinocultura, irrigação, turismo rural, e organização da propriedade.

O secretário de Agricultura, Darci José De Ré, destacou que já fez parte da equipe da Emater, e sabe do seu potencial, e que pode contar com toda esta equipe, que hoje está renovada e ampliada e que irá fazer um bom trabalho.

O vice-prefeito, Ricardo Menegaz, que também é agricultor, enfatizou a importância de buscar conhecimento e fortalecer a agricultura por meio de investimentos, seja na qualificação da família rural e, também, na estruturação da propriedade. “O município vem investindo muito na melhoria da propriedade, propiciando a destinação de máquinas para a terraplanagem ou adequações para construção de galpões, silos ou outras situações”, afirma. Ele também lembra que o município está buscando parcerias para a questão da piscicultura e de espaços para questão da irrigação.

Os técnicos da Emater, Maritania Trevisol, Derli Dalastra, Anderson Ogliari e Dibartolomei Zorzanelo, se manifestaram positivamente sobre as ideias e se colocaram à disposição para fortalecer ainda mais a parceria para dinamizar o setor primário e, desta forma, ampliar a renda da propriedade e fortalecer a agricultura do município.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas