14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Orientações para preservação ambiental em Maximiliano de Almeida

Departamento de Meio Ambiente orienta para o descarte correto do lixo doméstico e de eletrônicos

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O Departamento de Meio Ambiente de Maximiliano de Almeida vem trabalhando, intensamente, para promover a proteção ambiental do município. As ações se dirigem ao setor de serviços urbanos, as áreas de preservação e conservação do meio ambiente natural e ao combate à poluição ambiental.

Segundo o departamento, na área urbana do município, a coleta dos resíduos domiciliares acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras e é feita pela Coopercicla, empresa responsável pela coleta e separação do lixo.

Lixo eletrônico

A bióloga da Prefeitura de Maximiliano de Almeida, Lorien Refosco, destaca que a empresa também realiza a coleta de lixo eletrônico. “Toda última semana de cada mês este resíduo será coletado pela Coopercicla e destinado de forma adequada. Esse lixo deve ser acondicionado e identificado como ‘lixo eletrônico’ para ser coletado”, explica.

Pilhas no pet

Lorien complementa que as pilhas devem ser acondicionadas em embalagens pet, guardadas na sua casa até quando tiver um volume suficiente para coleta e lâmpadas devem ser devolvidas no local da compra.

Galhos – secretaria

“É importante destacar que materiais como galhos e entulhos são recolhidos pela Secretaria de Urbanismo do município, nas terças e quintas-feiras, não devendo ser misturados com a coleta de lixo domiciliar”, lembra ela.

Lixo doméstico

A bióloga explica que o lixo doméstico deve ser separado em: seco (papel, plástico, vidro e metal); orgânico (da cozinha - sobras de alimentos, erva-mate e pó de café usados, cascas de frutas e verduras, entre outros; do banheiro - papel higiênico, fraldas infantis e geriátricas e absorventes).

“Lembre-se que na sua casa você pode aproveitar o lixo orgânico da cozinha e fazer um excelente adubo para seu jardim e horta”, comenta.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas