14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Opinião

A importância das abelhas na polinização das plantas

teste
O pólen em si, são pequenos grãos inseridos na flor que parecem um pó e possuem tonalidades de difer
Por Jandir Chiaparini
Foto Ilustrativa

Primeiramente precisamos definir o que significa polinização. Nada mais é que o transporte do pólen de uma flor para outra, feito por agentes polinizadores. Partindo do princípio de que as plantas para se reproduzirem precisam ser fecundadas temos aí a importância da polinização.

Origem da palavra

Polinização vem da palavra PÓLEN, parte masculina de reprodução das plantas. O pólen em si, são pequenos grãos inseridos na flor que parecem um pó e possuem tonalidades de diferentes cores.

Rotatividade

A polinização dá-se de várias formas: pelo vento, pelos pássaros, borboletas, besouros, mariposas, vespas, morcegos, animais vertebrados e entre outros a abelha. A abelha por sua vez é o inseto de maior importância por tratar-se de maior número de indivíduos que circulam resultando numa maior rotatividade polinizadora. O próprio homem também poderá realizar a polinização nas plantas. Porém torna-se uma prática onerosa e que o resultado final incidiria sobre o valor dos produtos resultantes desta ação.

Ameaça de extinção

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, (FAO), estima que mais de 75% das culturas no globo se beneficiam do processo de polinização. O que nos preocupa, sobremaneira é que especialistas no assunto afirmam que 16% dos polinizadores vertebrados e mais de 40% dos invertebrados estão ameaçados de extinção. Se os agentes polinizadores desaparecerem, teremos efeitos catastróficos para a produção de alimentos e afetaria diretamente a alimentação humana, pelo fato de que mais de três quartos das culturas dependem da polinização.

Pedido de proteção

O processo de polinização é imprescindível para as plantas não só para se reproduzirem, mas para produzirem frutos e sementes para a alimentação humana e animal, uma vez que o animal consome o vegetal para sobreviver e nos fornece alimentação.     No dia 20 de maio comemorou-se o dia mundial das abelhas, ocasião em que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), pediu às autoridades e governos de todos os países do mundo para proteger as abelhas “aliada chave na luta contra a fome”.

Eis aí prezado leitor (a) forte motivo para preservar a vida de tão importante inseto a abelha que trabalha graciosamente para todos nós.

 

Leia também

  • O que importa? Nada como sempre

    Gostaria de saber quem, em sã consciência, venderia o próprio negócio, detalhe, lucrativo? Ah, por valores, ainda, inferiores ao que realmente vale, sem considerar a sua importância social, econômica e cultural. Essa pergunta não faz sentido para ninguém, seja um leigo no assunto, e muito menos para quem empreende. Já que manter uma empresa na realidade brasileira, torna-la lucrativa, requer esforço diário, muito trabalho que leva uma vida inteira. Não? Agora, por que essa lógica não serve para o patrimônio público brasileiro?

Publicidade

Blog dos Colunistas