14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Jacutinga: “oferecer cada vez mais qualidade de vida para as pessoas”

Afirmação é do prefeito, Beto Bordin, neste dia em que o município comemora 57 anos de emancipação política e administrativa

teste
Arquivo BD / Tiago Silveira
“Estamos buscando ampliar a renda e a receita do município, fazer mais investimentos para as pessoas
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

O município de Jacutinga está completando, hoje 1º, 57 anos de emancipação política e administrativa. “Uma história construída por muitas mãos, com esforço da comunidade e as lideranças sempre buscando o melhor para as pessoas”, afirma o prefeito Beto Bordin.

Conquistas

Ele destaca que as maiores conquistas de Jacutinga se devem ao progresso do município. “Às pessoas empreendedoras que acreditaram nesta terra, aos líderes políticos, comunitários e empresariais, que estiveram ao lado da comunidade em momentos difíceis e felizes, e que com muita bravura e dedicação construíram este município que se destaca, seja no agronegócio ou no setor empresarial”, comenta.

Empreendedorismo

Segundo Beto, a comunidade de Jacutinga é formada por pessoas humildes, hospitaleiras e trabalhadoras. “Estamos lutando, incansavelmente, no estímulo ao empreendedorismo, para que todos tenham iniciativa, novos projetos, propostas que venham gerar satisfação pessoal e, também financeiro”, afirma.     

Dificuldades

Conforme o prefeito, entre as dificuldades atuais do município está a atração de empresas. “Ou incentivo para que as empresas locais ampliem suas atividades e geram mais empregos e receita”, observa. E, acrescenta, “temos uma peleia muito grande, que é a integração regional, porque entendemos que Jacutinga está no corredor do desenvolvimento. No momento que se fizer a ligação asfáltica entre Rios do Sul, que liga Nonoai a Chapecó, a ponte que liga Campinas do Sul a Ronda Alta, e o asfalto que vai ligar até a região de Sarandi, a nossa região vai crescer e se desenvolver muito, porque vai integrar a região da Zona da produção com a região Alto Uruguai”, comenta.

Assim como, também, a duplicação da ponte entre Jacutinga e Ponte Preta, para futuramente buscar recursos e fazer o asfalto se interligando com este município.

Políticas públicas

De acordo com o prefeito, para o município se desenvolver econômica e socialmente, tem que criar propostas, programas e projetos. “E é o que estamos fazendo. Temos para o setor primário várias políticas importantes, por exemplo, que estimula a criação de ovino e caprinocultura. O programa Fertiliza incentiva a fertilização do solo, e todos os programas têm incentivo do município”, explica. Assim como o programa de irrigação de pastagens ou para cultivo de grãos.

Segundo Beto, o município está desenvolvendo o programa Balde Cheio de incentivo ao setor leiteiro, além do incentivo às agroindústrias. “Para indústria e comércio temos um programa municipal, de apoio ao empreendedor, que paga os juros dos empréstimos feitos nos bancos, para dinamizar a economia”, explica.

Distrito Industrial

O gestor ressalta que o município está adquirindo uma área para estabelecer o Distrito Industrial. “Que também vai oferecer terrenos e até prédios para instalação de empresas locais ou vindas de fora”, disse.

Cursos de qualificação

O município oferece cursos de qualificação para diversas áreas. “Em virtude da pandemia tivemos dificuldades”, afirma.  

Municipalização

Para o prefeito, a municipalização, sem nenhuma dúvida, foi importante, porque melhorou a autoestima da população e, com isso, ocorreram investimentos, como em loteamentos. “Tem muitas obras em construção na cidade. Nossa indústria e comércio tem clientela de toda nossa microrregião, o que demonstra a capacidade da nossa comunidade interagir com a região”, observa.

Educação

O gestor público acredita que Educação é a solução para o desenvolvimento de qualquer comunidade ou Nação. “Investimos muito na qualificação e motivação dos professores e na estruturação das escolas. E, temos também projeto de estímulo a leitura”, comenta.

Segurança pública

Beto destaca os investimentos em segurança pública, câmaras de videomonitoramento, programa de georreferenciamento.

Administração

Segundo ele, na área administrativa, se busca o planejamento, o rigor na gestão pública, e acima de tudo a transparência, facilitar a vida do cidadão e do empreendedor. “Conversamos com as esferas federal e estadual, ministérios, buscando auxílio e apoio para as demandas da comunidade”, afirma.

Saúde

Na área da saúde, o município tem investimentos expressivos, como a Farmácia Solidária, em breve. “Equipe maior na área da saúde, com mais veículos e equipamentos. Parceria com o hospital local e o Lar do Idoso”, disse.

Infraestrutura

O prefeito ressalta que a administração municipal realizou a manutenção e ampliação das estradas do interior e dos acessos às propriedades rurais. E, na cidade o asfaltamento, na gestão passada, de 17 ruas. “Temos projeto de ampliação, fazer calçamento onde não tem, asfalto onde tem calçamento”, diz.

Turismo

Investir muito no setor do turismo por meio de ações no Ecoparque da Usina, Museu do Imigrante, Biblioteca Livros Livres, e do festival gastronômico, que propõe conhecer a cultura local, e a gastronomia de Jacutinga com a festa do peixe, das massas, italiana, germânica, e a festa do município. “Fazer isso para ter uma comunidade mais feliz”, afirma.  

Qualidade de vida

“O nosso município é o maior produtor de figo da região, tem instalado a maior indústria de sementes do país, que é a Sementes Estrela. Estamos buscando ampliar a renda e a receita do município, fazer mais investimentos para as pessoas, para nosso povo que merece qualidade de vida”, afirma. E, acrescenta, “não abrimos mão disso, que é oferecer cada vez mais qualidade de vida para as pessoas”.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas