O município de Machadinho, por meio do serviço de Assistência Social, aderiu à campanha do ‘Maio Laranja’, e vai realizar várias atividades de conscientização no mês que é dedicado ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é desenvolver iniciativas de identificação e acompanhamento de casos de violência e abuso em crianças e adolescentes.
O trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) é feito de forma permanente, a fim de proteger as vítimas de violência física e sexual, afirma a assistente social, Margot Figueiredo Bruni, que ressalta que “é dever da família, sociedade e Estado denunciar e proteger”.
Estatuto
Segundo Margot, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), identificar as formas de abuso e denunciar é uma das formas de proteção, assim como ter o entendimento que a vítima nunca é a culpada, e sim o adulto, que se aproveita da situação de vulnerabilidade. “Não somente isso, acompanhar o comportamento das crianças e observar os sinais é uma forma de entender o pedido involuntário de socorro”, ressalta.
Preocupação maior
Ela explica que as atividades em alusão a data sempre foram desenvolvidas no município de forma mais enfática no mês de maio, com palestras em escolas e ampla divulgação das formas de abuso. Nesta perspectiva, Margot menciona que 70% dos casos de abuso e exploração sexual são dados por pessoas intimamente ligadas à família e não estranhos. “E, neste momento de pandemia, a preocupação é ainda maior já que as crianças e adolescentes estão mais expostas ao abusador por estarem mais tempo em casa”, disse.
Prevenção
Margot enfatiza que, como forma de prevenção, é importante que dentro do núcleo familiar, seja menino ou menina, desde cedo se estabeleça um diálogo. “E a criança seja tratada como um cidadão de direito, mostrando a ela que existem pessoas com boas e más intenções, para que se crie a compreensão de que o corpo é muito íntimo e somente quem educa e proteja possa tocá-lo”, afirma.
Proteger
No município, o CREAS e o Conselho Tutelar trabalham para proteger e acolher as denúncias. Ao identificar qualquer sinal de abuso ou exploração denuncie pelo fone (54) 3551-1311, Secretaria de Assistência Social; Disque 100; Conselho Tutelar (54) 3551-1536 ou plantão (54) 984017948; ou diretamente na delegacia. Em qualquer canal a denúncia é anônima.
História
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado em 18 de maio e foi instituído a partir do ano 2000 por meio da Lei 9.970.
A data foi estabelecida diante do crime ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), referenciado como ‘Caso Araceli’. Uma menina, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, foi sequestrada, espancada, drogada, estuprada e morta por pessoas de influentes e tradicionais famílias do estado do Espírito Santo.