14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Maximiliano de Almeida: ações para informar a população

Campanha Faça Bonito alerta para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

teste
Disque Direitos Humanos: Disque 100
Por Da redação
Foto Divulgação

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes celebrado no dia 18 de maio conta com a campanha “Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. Em Maximiliano de Almeida diversas ações estão sendo realizadas para informar a população, entre elas, um jardim com girassóis em frente ao prédio da prefeitura municipal.

‘Caso Araceli’

A data foi escolhida em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), depois que um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Abuso sexual

É importante destacar que o abuso sexual é caracterizado como a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual, realizado de modo presencial ou por meio eletrônico. Já a exploração sexual é conhecida pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie, seja de modo presencial ou por meio eletrônico, prática também criminalizada pela legislação.

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Denuncie

Conselho tutelar: (54) 9.9697-1715 ou (54) 3397 -1344

Disque Direitos Humanos: Disque 100

Brigada Militar: Disque 190

Delegacia de Polícia: (54) 3397-1347

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas