14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Jacutinga: fruticultura movimenta economia local

Prefeito Bordin e secretário Darci visitaram propriedades rurais do município

teste
jacutinga agro um.jpeg
Por Da redação
Foto Divulgação

O prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, juntamente com o secretário de Agricultura, Darci José De Ré, em roteiro de visitação de propriedades rurais no interior do município, na manhã de terça feira (27), estiveram na propriedade de Diogo e Ricardo Risson e de suas respectivas famílias, localizada na Linha Bela Vista. Na ocasião, foi acompanhada a colheita de figo e coletadas informações sobre demandas, especialmente relacionadas a esta atividade.

Família Risson

A família Risson cultiva dois hectares de figo da cultivar roxo de Valinhos. Sendo esta área totalmente irrigada, no sistema de gotejamento. Esta atividade é responsável pela principal fonte de renda das famílias.

Família Marchetto

Na sequência, foi visitada a propriedade da família Marchetto, também localizada na Linha Bela Vista. Esta propriedade familiar possui a fruticultura como umas das principais atividades geradoras de renda para a família. Um diferencial é a diversidade de frutas produzidas na propriedade, como figo, com uma área de seis hectares; uva; pêssego; goiaba; laranja; e ainda, uma horticultura diversificada. A área de figo é 100% irrigada por gotejamento, proporcionando a garantia de boas colheitas mesmo em períodos de estiagem.

Outro fator a destacar é a agroindústria de Loreni e Sandra Marchetto instalada nesta propriedade, responsável pelo beneficiamento e transformação das frutas não comercializadas in natura. Este processamento tem agregado importante valor aos subprodutos, como geleias, figos cristalizados, schimier, passas, conservas diversas, extrato de tomate e licores diversos.

Foi visitado também o pomar de noz pecan e outras frutas, de propriedade de Pedro Risson. O pomar de nogueira pecan vem despertando o interesse de produtores no município de Jacutinga, onde já há algumas áreas plantadas em escala comercial no município. O interesse pelo plantio de noz pecan por parte dos produtores se dá pela grande procura no mercado e, também, o valor de comercialização que é bastante atrativo. 

O município de Jacutinga conta com inúmeras agroindústrias nas mais diversas áreas. Diante deste importante setor, o Poder Público municipal está elaborando um programa de apoio as agroindústrias familiares instaladas e em fase de instalação.

Conforme o prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, o município incentiva as agroindústrias, e busca alternativas para que mais produtores possam abrir as suas agroindústrias. Hoje, Jacutinga tem cerca de 10 hectares de plantação de figo, que abastece a região e cidades de outros estados.

O secretário de Agricultura, Darci José De Ré, destaca o avanço que as agroindústrias do município sofreram nos últimos anos, seja na qualidade dos produtos ou no profissionalismo dos que trabalham nela. Destacou também que a Secretaria de Agricultura está sempre disponível para auxiliar no que for necessário.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas