14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Opinião

#VamosTransformar Para Viver Bem Dentro e Fora da Escola

teste
Alcides Mandelli Stumpf.jpg
Por Alcides Mandelli Stumpf
Foto Rodrigo Finardi

Criado para ser o braço socioambiental do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, o Instituto Unimed/RS tem pautado suas ações com foco na transformação da sociedade, a partir de iniciativas próprias e de parcerias que dialogam com os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, dos quais é signatário.

Para chegar mais longe, onze Filiais do Instituto envolvem todas as regiões do Estado, formando uma verdadeira malha de ações sociais. Essa capilaridade, somada à liderança do presidente, Nilson Luiz May, e ao comprometimento das equipes locais, tem feito a diferença e reforça o compromisso da Unimed junto as comunidades onde atua, de modo a cumprir rigorosamente o Sétimo Princípio do Cooperativismo Internacional.

Programas como Doador Fiel, que promove e estimula a cultura da doação regular de sangue; Saúde e Ação; Voluntariado Empresarial; Prato Cheio, ao lado do Sistema Fecomércio/RS, levando alimento a quem mais precisa; projetos de Sustentabilidade ambiental abrangendo nossa rede de hospitais próprios; além de outras medidas de cunho social, reforçadas por sólida parceria com a Central de Serviços Unimed/RS, presidida pelo Dr. Jorge Guilherme Robinson, demostram ainda que parcialmente a grande capacidade de mobilização pública da entidade.

Vale ainda destacar o desenvolvimento de inúmeros projetos em conjunto com diversas Secretarias de Estado, com destaque à Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. O Hemocentro do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, bem como o Instituto do Câncer Infantil e o Projeto Camaleão, que promove a reinserção social das pessoas com câncer, também merecem citação especial.

Por ora, enfatizamos o Programa Viver Bem na Escola, que compõem o extenso rol de ações dirigidas a mitigar os nefastos efeitos da pandemia do coronavírus

Particularmente, considerando os impactos da Covid-19 na vida escolar, abordaremos a seguir, especificamente tal Programa, que tem por foco a comunidade estudantil.

Porém, no momento, em razão da suspensão das aulas físicas, dirige-se também aos educadores, por meio de eventos on-line que discutem a saúde emocional dos profissionais do ensino.

Nesta linha, mais de dois mil e quinhentos professores participaram ao vivo de dois encontros virtuais já promovidos pelos Institutos Unimed de Uruguaiana e Planalto Central/RS (Cruz Alta) e respectivas Coordenadorias Regionais e Secretarias Municipais de Educação. Os eventos, que estão disponíveis no YouTube, contam com a participação de especialistas da área de saúde mental e emocional e visam, além de orientar e esclarecer, dirimir dúvidas e angústias do público alvo.

O sucesso do Programa Viver Bem Na Escola, aliás, garantiu a realização de mais dois encontros que serão realizados nos próximos meses, na região Norte do Estado, em Erechim, e também na Serra Gaúcha.

O Instituto Unimed/RS, prestes a completar 15 anos em 2022, tem como slogan #vamostransformar, e atua próximo a sociedade riograndense pela promoção da saúde, cultura, educação e meio ambiente, visando um futuro profícuo e melhor para todos.

 

Médico e membro da Academia Erechinense de Letras.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas