14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Erval Grande: trabalho coletivo que traz resultados

Alan ressalta a importância da Prefeitura de Erval Grande, Sicredi e demais entidades no desenvolvimento dos trabalhos do Consepro

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O veredor, Alan Douglas Imlau (Progressista), de Erval Grande recebeu, na quinta-feira (08), uma homenagem do comandante da Brigada Militar do município, Antônio Lopes, pelo trabalho realizado à frente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).

O que é o Consepro

O Consepro é uma entidade não governamental e tem como objetivo colaborar com os órgãos de segurança pública, principalmente, Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC). A diretoria é composta por voluntários, representantes de classe comunitária, pública e empresariais do município.

O conselho atua como incentivador do bom relacionamento entre comunidade e o órgão público de segurança, adquire e repassa materiais e equipamentos de serviço, além de promover ajustes nos espaços físicos da BM e PC. O conselho sobrevive de recursos doados por munícipes, empresários, comerciantes, bancos, cooperativas, Poder Judiciário, e também da prefeitura. Os recursos arrecadados são devolvidos à comunidade na forma de materiais, equipamentos, ou serviços demandados pela Brigada Militar e Policia Civil.

Dificuldades

O vereador Alan afirma que o Estado é o principal responsável pelas forças de segurança pública. “Mas, infelizmente, durante anos, estamos inseridos em momentos difíceis como um todo, em que muitas vezes não temos as demandas necessárias atendidas, desde efetivo de soldados até equipamentos para trabalho. Uma realidade ainda mais complexa em municípios relativamente pequenos como o nosso, e é neste momento que entra o Consepro para tentar sanar problemas de menores complexidades que o Estado demora a intervir”, afirma.

Entidades parceiras

Alan ressalta a importância da Prefeitura de Erval Grande, Sicredi e demais entidades no desenvolvimento dos trabalhos do Consepro, e agradece o ex-prefeito, Agustino Sinski, o atual prefeito, Suzinei Schneider, e a agência Sicredi Erval Grande e demais, que sempre estiveram à disposição para juntos buscar soluções para vencer as dificuldades.

Atuais projetos

O vereador também destacou os atuais projetos como o videomonitoramento do município, que visa trazer segurança e tranquilidade aos munícipes. “Este projeto está na fase de captação de recursos para execução, sendo que todos os estudos para a implantação já foram feitos. Outro projeto em andamento é o Programa Novo Rumo da Brigada Militar, que busca identificar as propriedades rurais através de pontos de GPS e placas para o atendimento pontual da segurança pública local. O programa se faz necessário porque nem todos os agentes de segurança conhecem as áreas rurais”, explica.

E, acrescenta, “ao se deparar com a necessidade de atendimento, o cidadão entra em contato com o órgão que quer atendimento, comunica o número da propriedade, e os agentes se deslocam conforme dados do sistema de GPS chegando de forma certeira no local”.

Ele ressalta que ambos projetos têm parceria entre Consepro, Brigada Militar, Policia Civil, prefeitura, Sicredi, comunidade local e demais entidades.

Agradecimento

Alan expõe sua gratidão em trabalhar em prol da comunidade e agradece a diretoria e todos os envolvidos com o Consepro, por tudo que foi feito até o momento. Ele parabeniza a Brigada Militar e a Polícia Civil de Erval Grande, que fazem o possível para oferecer melhor atendimento perante as dificuldades encontradas. E, também aponta a parceria fundamental para manter os pilares dos trabalhos realizados, que é a junção da iniciativa privada com a iniciativa pública, e assim alcançando sempre os objetivos, em comum, traçados.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas