14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Severiano de Almeida: agregar valor, mercado e renda

Adesão ao Susaf visa ampliar os limites de comercialização das agroindústrias de origem animal, bem como fomentar o desenvolvimento local e regional

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

Extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, integrantes da prefeitura e do Poder Legislativo de Severiano de Almeida, estiveram reunidos, na terça-feira (6), no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Severiano de Almeida para avaliar a possibilidade de adesão ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e ao Serviço Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Participaram da reunião os extensionistas rurais engenheiros agrônomos, Genuir Luis Denega, Carlos Alberto Angonese, e o técnico, Clecir Miguel Nonemacher, os vereadores Celito Bolzan e Camila Parcianello, a médica veterinária, Eloise Parise, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Severiano de Almeida.

A adesão ao Susaf visa ampliar os limites de comercialização das agroindústrias de origem animal, bem como fomentar o desenvolvimento local e regional por meio dos ciclos econômicos curtos, permitindo assim, uma melhor capacidade de comercialização e previsibilidade de renda e crescimento dos produtores envolvidos com a atividade de agroindustrial de origem animal do município.

Durante a reunião, foram discutidos os procedimentos necessários para viabilizar o projeto como a documentação para adesão ao Susaf, bem como responsabilidade de cada uma das entidades envolvidas no processo. Também foi abordada a possibilidade do município, no futuro, contar com um programa de incentivo à criação e desenvolvimento de novas agroindústrias. Desta forma, a prefeitura poderia oferecer incentivos na instalação de novos empreendimentos como forma de resgatar e fortalecer o desenvolvimento da comunidade, agregando expertises locais através dos seus habitantes, da sua cultura e do seu conhecimento.

O município de Severiano de Almeida conta com seis agroindústrias incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), sendo três de origem animal e três de origem vegetal.  A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é executora de política pública destinada às agroindústrias.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas