25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Carlos Gomes: construção coletiva

Município é fruto da superação em conjunto dos desafios e pela busca da prosperidade, autonomia e do desenvolvimento econômico e social

teste
Emancipação, a administração municipal pode fazer vários investimentos
Por Igor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

O município de Carlos Gomes comemora, neste ano, seu 29º aniversário de emancipação político-administrativa, enaltecendo e reconhecendo a luta de seus munícipes na superação de desafios e dificuldades, na busca da prosperidade, da autonomia e do desenvolvimento econômico e social.

Segundo o prefeito de Carlos Gomes, Luiz Zelinski, em uma breve avaliação, a partir de sua emancipação, a administração municipal pode citar os investimentos em infraestrutura, saneamento básico nas propriedades rurais e urbanas, pavimentação, recursos humanos em todas as áreas, especialmente saúde e educação, transporte de pacientes para hospitais regionais e consultas especializadas, transporte escolar de qualidade, abertura de estradas, horas-máquina, distribuição de material escolar e alimentação escolar de qualidade, entre outras melhorias que se pode observar no cotidiano.

“São demandas importantes do município a viabilização do desenvolvimento econômico, com incentivos à produção agropecuária, geração de emprego e renda. O acesso asfáltico, por sua localização geográfica, tornando um elo com diversos municípios da região. Garantia ao acesso a água potável para todos os munícipes. Disponibilização do acesso à internet para todos, por se tratar de uma ferramenta fundamental para comunicação, especialmente para a educação, neste período que enfrentamos uma pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid – 19) e a importância do distanciamento social e do isolamento”, disse.

Segundo o prefeito Luiz, é importante salientar que para que o município continue seu desenvolvimento é necessário aprimorar os investimentos em uma educação de qualidade. “Com este objetivo se está buscando e efetivando parcerias com universidades e outras entidades que possam colaborar no fortalecimento e no desenvolvimento intelectual, técnico e profissional das futuras gerações”, disse.

Emancipação

Nesta data tão especial, destaca o prefeito, a emancipação político-administrativa é uma conquista oriunda de movimentos populares, em que o próprio povo se organizou para reivindicar autonomia, segurança e oportunidades de administrar o próprio território. “Atentando e valorizando suas demandas específicas, uma vez que era distrito de Viadutos, e a sede do município era geograficamente distante”, afirma.

Cultura polonesa

O município de Carlos Gomes tem como característica se situar em uma região de vales e montanhas o que torna a paisagem geográfica encantadora. Tem sua economia baseada essencialmente na produção agrícola, em pequenas propriedades, geridas por agricultores familiares.

Conforme Luiz, o município possui pontos turísticos que merecem destaque, tais como a Igreja Matriz e a Gruta de Cristal. “Outro fator relevante de Carlos Gomes é a manutenção da cultura polonesa, que é reverenciada e valorizada por todos, especialmente por sua população ser composta por mais de 90% de descendentes de imigrantes poloneses”, disse.

Ele acrescenta que a valorização da cultura se dá através da manutenção das músicas com o Coral Municipal Glosy Krakowskie e da dança típica com o Grupo Góry. “Cabe destacar a disseminação da culinária típica, que é uma tradição passada através das gerações, tendo como ponto culminante o jantar anual típico polonês denominado de Kolacja Polska”, comenta.

Publicidade

Blog dos Colunistas