14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Barra do Rio Azul: “orgulho de seu povo e da sua vocação”

Afirmação é do prefeito Marcelo Arruda sobre o município, que comemora 29 anos, e resgatou a sua identidade e se transformou em referência no setor agrícola e em qualidade de vida

teste
Barra completa 29 anos sábado dia 20
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

Barra do Rio Azul comemora, neste sábado (20), mais um aniversário, 29 anos de emancipação política e administrativa. E, ao longo de sua história, criou condições para que a população transformasse o município referência no Estado no setor agrícola e em qualidade de vida. Barra foi elevado à categoria de município no dia 20/03/1992.

“A emancipação política e administrativa permitiu que Barra do Rio Azul deixasse de ser apenas um distrito com alguns serviços eventuais, para conquistar o fortalecimento da saúde, comércio, segurança pública, infraestrutura de estradas. Em especial, proporcionou melhores condições de vida para população”, disse o prefeito Marcelo Arruda.

Qualidade de vida

Ele comenta que o município consegue oferecer, hoje, aos seus munícipes uma qualidade de vida e infraestrutura diferenciadas. “No entanto, o principal gargalo para o seu desenvolvimento pleno ainda é a conclusão da pavimentação asfáltica da ERS 420, que permitirá ao município ter todas as condições para alavancar a sua economia e a permanência dos jovens e famílias em nosso município. Em 2017, eram 17 quilômetros de estrada de chão, hoje, são 12 quilômetros, ainda”, explica.

Investimentos

Para continuar se desenvolvendo econômica e socialmente o município precisa manter os programas de incentivo à agricultura para levar tecnologia ao meio rural. “O que irá gerar menor esforço braçal, manutenção das famílias e jovens no campo e o aumento de produtividade. Além disso, criar oportunidades para o desenvolvimento do comércio e turismo para permitir o crescimento do meio urbano”, afirma.

Municipalização

Na avaliação do gestor a municipalização, sem dúvida, foi muito importante. Ela foi essencial para Barra ter condições de fortalecer e desenvolver a cidade. “Hoje, o município conta com um orçamento aproximado de R$ 14 milhões por ano, que permite investir corretamente na saúde, agricultura, obras e demais setores”, destaca. 

Vocação

Conforme Arruda, o município vem investindo, nos últimos anos, na sua vocação que é a agricultura, que gera 95% da receita, importante setor que movimenta Barra do Rio Azul e o país. “Somos o 3° maior produtor de suínos do Alto Uruguai, e o 35° do Estado, entre 497 cidades, isto nos orgulha. Os demais setores do agronegócio também são destaques como avicultura, gado de leite e corte e a fruticultura, que impulsionam nossa economia gerando renda e manutenção das famílias no campo”, ressalta.

Saúde diferenciada  

O serviço de saúde também é um grande diferencial do município. “Hoje, contamos com subsídios de 40% para os munícipes em medicamentos, procedimentos, consultas, exames, bem como o plano Unimed de consulta particular médica de apenas R$ 100 para o munícipe. Nossos cidadãos têm um sistema de saúde muito próximo do particular, o que gera segurança para que as pessoas vivam com qualidade de vida”, observa.

Educação de qualidade

Segundo Arruda, a educação barrazulense é destaque, também, a nível de Rio Grande do Sul, com índices de avaliação do ensino fundamental entre os melhores do Estado. “Isto se deve a união das escolas estadual e municipal, dos profissionais da educação e a comunidade escolar, que em conjunto de esforços criam o ambiente para que os alunos consigam ter um ensino de qualidade”, comenta.

Assistência Social

“A assistência social também tem uma política de valorização das mulheres, idosos e pessoas com deficiências (PCDs), permitindo a sua inclusão na sociedade”, afirma.

Turismo

Arruda afirma que o turismo passa, a partir deste ano, ter um enfoque diferenciado da administração municipal para dar os seus primeiros passos. “O município de Barra do Rio Azul, bem como toda a região do Alto Uruguai, conta com belezas naturais que precisam ser valorizadas, a fim de atrair investimentos, gerar oportunidade de renda e trabalho. Hoje, as pessoas das médias e grandes cidades querem conhecer novos lugares, em especial ligados à natureza. Queremos tornar Barra do Rio Azul uma das alternativas”, comenta.

“Orgulho de seu povo”

“Barra do Rio Azul nos últimos anos voltou a ter orgulho de seu povo e da sua vocação, que é a agricultura. Muitos diziam que as pequenas cidades não tinham futuro e que a agricultura das pequenas propriedades era inviável. No entanto, destacamos que não precisávamos trazer uma grande empresa para cidade, pois já tínhamos 400 pequenas e médias empresas no interior do município, e estas precisavam ter condições e apoio técnico para poderem crescer e se desenvolver”, explica Arruda.

Assim, enfatiza o prefeito, o Poder Público criou condições e incentivos com a união da Câmara Municipal de Vereadores, Emater, religião, escolas e demais entidades, para criar um ambiente favorável aos agricultores e à população para que levassem Barra do Rio Azul a se transformar num polo agrícola referência no Estado, e um dos municípios com melhor qualidade de vida. “Parabéns Barra do Rio Azul pelos seus 29 anos, nossa terra, nosso orgulho”, disse.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas