14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Quatro Irmãos: Dia da Mulher com comemoração diferente

Lucélia De Valle diz que mais de 300 mulheres receberão o “Kit de Alto Cuidado da Mulher” com as recomendações da Secretaria da Saúde

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O mês da mulher será marcado por uma iniciativa diferente em Quatro Irmãos. Como a pandemia da Covid-19 está provocando profundas alterações nas rotinas que perduravam por anos na vida das pessoas no âmbito particular e na comunidade, é uma questão de segurança seguir as novas normas de segurança sanitária. 
O imprevisível presente em qualquer projeção sobre o próximo dia de vida, sem o medo de ser contaminado pelo vírus, alterou em definitivo a agenda da semana do mês e do ano de todos. Comemoração que promova aglomeração, nem de aniversário em casa, muito menos um evento coletivo de grandeza global. As redes sociais são incapazes de contribuir para amenizar a situação de afastamento imposto às pessoas. 
A saída para manter viva a chama de hábitos antigos exige criatividade sem contrariar os protocolos sanitários. Afinal, Quatro Irmãos manteve desde a instalação do município até o mês de março de 2020, um calendário de eventos voltados para a família, portanto, de confraternização e celebração, bem ao modo de vida da comunidade ao longo de quase um século. 
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Casa da Família, Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais, a iniciativa privada, formaram uma sólida parceria nas ocasiões festivas, programando palestras e diversões consagradas pela busca permanente ao melhor conteúdo e a qualidade dos palestrantes e artistas: Dia da Família, Dia da Mulher, Encontro de Bandas e Fanfarras, Dias das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Aniversário do Município, São João – o Padroeiro, Festa do Novilho Precoce, Desfile 7 de Setembro, Dia da Criança, Baile de Escolha da Corte Municipal, Dia da Saúde, Dia do Meio Ambiente, Baile da Terceira Idade, Calendário de Eventos, festas gastronômicas das etnias, formaturas escolares, formaturas de cursos profissionalizantes e outras promoções.
Consciente da nova realidade provocada pela pandemia, a coordenadora do CRAS, Lucélia De Valle, a secretária Municipal de Assistência Social, Claira Taufer, e a primeira-dama, Cristiane Poganski, aprovaram as normas para uma comemoração diferente. O Dia Internacional da Mulher – 8 de março, de 2021, não vai abandonar os pontos básicos consagrados com o tempo, como a orientação presencial, a distribuição de brindes e confraternização e com tradicional palestra. 
Este ano, elas receberão o “Kit de Alto Cuidado da Mulher”, com um tubo de álcool em gel, uma máscara, um cartão de felicitações com uma reflexão, e uma lista de atividades que ela não poderá deixar de cumprir, se desejar alcançar a condição de uma pessoa saudável e de bem com a vida. Lucélia De Valle diz que mais de 300 mulheres receberão o kit com as recomendações da Secretaria da Saúde, da secretária, Vanessa Franklin, assinado pelas representantes das instituições envolvidas na promoção do Dia da Mulher 2021. A secretaria afirma que “ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver. É ter no coração lugar para todos os sonhos do mundo”.
 

Orientações da Secretaria Municipal de Saúde - cuidados primordiais para a saúde da mulher:
- Mantenha a alimentação saudável
- Visite o ginecologista pelo menos uma vez por ano
- Conhecimento do próprio corpo
- Realize exames de rastreamento (coleta de Papanicolau e mamografia)
- Mantenha suas vacinas em dia
- Proteja-se contra as infecções sexualmente transmissíveis, HIV
- Faça escolhas conscientes sobre métodos contraceptivos
- Busque ajuda em caso de violência
- Planeje e vivencia uma gestação saudável
- Pratique atividades físicas
- Cuide de sua saúde mental

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas