14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Preparação para a safra de verão

Parceria promoveu mais um curso voltado aos trabalhadores do meio rural. Prefeito de Quatro Irmãos, Giovan Poganski, renovou o compromisso de colocar o serviço público no apoio ao agronegócio em toda a sua extensão

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

A parceria entre a Prefeitura de Quatro Irmãos, CRAS, SENAR e Sindicato Rural de Erechim, promoveu mais um curso voltado à preparação dos trabalhadores do meio rural no enfrentamento de situações inesperadas com maquinário agrícola e os procedimentos que devem ser adotados na manutenção como forma de prevenção.

Quatro Irmãos é um município com destaque no agronegócio, abrigando um grupo diversificado de produtores rurais de pequeno, médio e grande porte. O secretário municipal de Agricultura, Valdecir Toigo, tem incluído com frequência grupos de agricultores no calendário anual de cursos oferecidos pelo Senar.

Desta vez, o alvo foram os operadores de colheitadeiras agrícolas, numa preparação para a safra de verão. Na semana passada, durante 40 horas, eles receberam informações técnicas atualizadas, esclareceram dúvidas e praticaram diretamente nos equipamentos.

Renato Santi, produtor rural e experiente instrutor do SENAR, desenvolveu o tema da regulagem e manutenção de colheitadeiras. Na avaliação dele, o grupo era bom, interessado, contribuindo para o objetivo do curso, que foi apresentar práticas importantes para o equipamento corresponder quando exigido. O grupo inicia os trabalhos com um conhecimento diversificado e à medida que as atividades avançam a unificação da prática surge com naturalidade.

O instrutor agradeceu a presença do prefeito de Quatro Irmãos, Giovan Poganski, e do vice-prefeito, Nei Taufer, no término do treinamento e ressaltou a importância do aprendizado contínuo.

O encerramento das atividades foi realizado na propriedade de Alduíno e Cássio Franklin, na Linha Santa Bárbara, numa ação conjunta entre as famílias. A propriedade do vice-prefeito da gestão passada, Edevar Nadal, cedeu uma colheitadeira para servir de protótipo para as orientações de manutenção, passadas pelo instrutor Renato Santi.

O prefeito Giovan Poganski, que está fechando o segundo mês na chefia do Executivo Municipal, renovou o compromisso de colocar o serviço público no apoio ao agronegócio em toda a sua extensão, por se tratar da fonte principal da economia local.

Esse objetivo passa pela infraestrutura de rodagem, com estradas alimentadoras e acessos de qualidade às propriedades; mais tecnologia aos agricultores familiares atendidos pelo município, incluindo maquinários modernos e cursos de formação permanente. O prefeito fez referências a qualidade dos servidores públicos mais diretamente ligados ao setor.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas