14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Fortalecer o cooperativismo em Aratiba

Emenda parlamentar de R$ 250 mil ajudará na organização e fortalecimento do trabalho desenvolvido pela Cecafes e suas cooperativas

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

A vereadora de Aratiba, Marcia Matté, acompanhada da assessoria do deputado federal, Paulo Pimenta, e do assessor da Famurs, estiveram, na última semana em Erechim, para visitar a cooperativa Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes), onde foram recebidos pela direção e funcionários da entidade. Também participou da reunião, o diretor da Agricoop, Clamir Balen.

 A Cecafes faz um trabalho muito importante junto as cooperativas e agroindústrias familiares da região. Para o presidente, Roberto Luis Balen, a boa notícia, trazida pela vereadora Marcia, é de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil indicada pelo deputado federal, Paulo Pimenta, que ajudará muito na organização e fortalecimento do trabalho desenvolvido pela Cecafes e suas cooperativas junto aos agricultores.

Os recursos serão aplicados em equipamentos para três agroindústrias de Aratiba, e, também, em estrutura de trabalho para ajudar a Cecafes a desenvolver ações de apoio técnico de campo e na comercialização dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares da nossa região.  

O diretor da Agriccop, Clamir Balen, disse que é preciso, cada vez mais, fortalecer as relações políticas e institucionais e buscar os recursos para investimento e qualificação das agroindústrias, potencializar o cooperativismo e os projetos de comercialização que a Cecafes está fomentando na região.

Na oportunidade, a comitiva visitou a Prefeitura de Aratiba, onde foram  pelo prefeito, Gilberto Luiz Hendges, e pelo secretário de Agricultura, Joarez Miechuanski, que demostraram muito interesse em apoiar as ações da agricultura familiar.

Aratiba possui várias agroindústrias que produzem alimentos e que, inclusive, já foram premiadas, como é o caso da Agroindústria Dalla Vechia, com o primeiro lugar em embutidos (salame) pela Expointer 2019.

Para a vereadora Marcia, que está assumindo pela primeira vez uma vaga na Câmara de Vereadores e que foi a mulher mais votada da história de Aratiba, o trabalho desenvolvido pelas agroindústrias enaltece a cidade, além de manter o homem no campo. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas