14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

São Valentim retorna às aulas com todo cuidado

“Neste ano, estamos nos organizando para retomarmos as atividades presenciais nas escolas municipais, baseando-se no plano de contingência, nas regras e protocolos emitidos pelas autoridades da área da saúde”, disse a secretária Clarice

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

As escolas municipais de São Valentim irão retomar as aulas presenciais, com todos os alunos, no dia 18 de fevereiro. Além disso, o objetivo é manter aulas de reforço no turno contrário e, também, aulas remotas para auxiliar no aprendizado dos estudantes.

A secretária de Educação, Clarice Maria Gaboardi, afirma que é um prazer voltar a entrar contato com a comunidade são-valentinense. “Queremos nos dirigir, principalmente, a comunidade escolar, aos nossos alunos, pais ou responsáveis, e, também, aos professores e funcionários”, disse.

Clarice lembra que 2020 foi um ano atípico e difícil para todos em que as escolas ficaram fechadas. “No entanto, neste ano, estamos nos organizando para retomarmos as atividades presenciais nas escolas municipais, baseando-se no plano de contingência, nas regras e protocolos emitidos pelas autoridades da área da saúde. Porém, o retorno das aulas presenciais será diferente, por isto precisamos da compreensão e colaboração da comunidade escolar para ajudar a manter todas as crianças em segurança e protegidas contra o coronavírus”, explicou.

Medidas

Segundo Clarice, primeiramente, a secretaria fará a implementação de medidas adequadas de distanciamento físico e higiênico. “O risco de transmissão depende da modalidade de ensino, por isso dividimos as turmas de acordo com a capacidade de 50% de ocupação das salas de aula, obedecendo o distanciamento de 1 metro e 50 centímetros entre eles. A desinfecção será feita a cada 3 horas, em todo ambiente escolar, com verificação da temperatura dos professores e dos alunos na entrada das escolas”, observou.

Merenda e intervalo

O horário da merenda e intervalo serão intercalados, seguindo as medidas sanitárias e estruturais. Todos envolvidos com a educação, antes do início das aulas, receberão uma capacitação, a fim de compreender os protocolos e colocá-los em prática e, também, farão o teste para a covid-19.

“Os profissionais da educação estarão sempre atentos, observando, se alguém apresentar os sintomas será feito o diagnóstico prévio, e o encaminhamento para avaliação, caso necessário. Além destas medidas adotadas serão suspensas atividades coletivas”, disse.

Transporte escolar

Outra questão a ser considerada é o transporte escolar na zona urbana. A secretária pede, principalmente, aos pais da educação infantil para que levem e busquem seus filhos na escola, de modo que não utilizem o transporte escolar. “Carecemos da colaboração e compreensão de todos para que haja melhor segurança de seus filhos neste momento de pandemia, dando continuidade às aulas presenciais com segurança”, disse. Ela acrescenta, que a angústia das crianças e a vontade de voltar para a escola é imensa.

Cuidados

Sendo assim, afirma ela, com a implementação adequada das medidas de higiene e distanciamento físico, juntamente com o uso de álcool gel e máscaras, além da utilização de protetores faciais por parte dos profissionais da escola, enfim, ao seguir esses cuidados básicos, o âmbito escolar não será meio de propagação do vírus.

Bandeiras

“No momento, estamos com bandeira laranja, por isso é primordial seguir as regras de prevenção, para que as aulas presenciais continuem. Caso acontecer de termos bandeira vermelha, com mais de 12 casos comprovados de coronavírus, as aulas serão de maneira híbrida, se for bandeira preta, as aulas serão suspensas”, explica.

Colaboração

A secretária de Educação pede a colaboração das famílias da zona urbana. “Quem tiver condições leve e busque os seus filhos, pois disponibilizaremos transporte escolar na zona urbana, somente, para os alunos que não possuem automóvel próprio e moram longe da escola”, comenta. Clarice agradece a compreensão de todos e está à disposição para esclarecimentos e dúvidas. Mais informações (54) 3373-1206.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas