13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Novamente, à frente da comissão

No Rio Grande do Sul, 57 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico

teste
Marcelo Arruda em reunião on-line
Por Redação
Foto Divulgação

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que representa os 497 municípios do estado, reativou a comissão que luta pelos municípios sem acesso asfáltico no RS, e o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, assume novamente a comissão, pois é um dos municípios que está pleiteando a pavimentação asfáltica.

O presidente da Famurs, Maneco Hassen, coordenou a reunião por videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira, 27/01. A comissão, que teve suas atividades temporariamente suspensas durante a pandemia, terá a partir de agora um cronograma de ações que vai buscar a conquista de recursos para os municípios que não possuem acesso asfáltico.

Conforme o Presidente da Famurs, Maneco Hassen, essa é uma luta da Federação que ganhará prioridade neste semestre. “Esse é um problema muito grave que atinge quase 15% dos municípios do Estado e que acaba travando o progresso de dezenas de comunidades", ressalta Maneco.

Segundo o prefeito, Marcelo Arruda, em 2019, a comissão havia conseguido uma emenda da Bancada Federal de R$ 20 milhões, mas com a situação da saúde, esse recurso acabou sendo remanejado para o combate a covid-19.

De acordo com levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente, são 57 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul. A Famurs vai atuar também para a destinação de emendas de bancada, com recursos federais, para levar asfalto até todos os municípios.

O acesso asfáltico é preponderante para o progresso e o desenvolvimento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de vinte anos pela ligação asfáltica. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços; os custos de escoamento da produção se tornarão menos onerosos; além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e qualidade vida para a população.

Participaram da reunião o presidente da Famurs, Maneco Hassen; o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que preside a Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico pela Famurs; o diretor de Assuntos Municipais, Guilherme Machado; e o assessor técnico na área de trânsito da Famurs, Roberson Cardoso.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas