24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Jacutinga: escultor eterniza vírus da pandemia para futuras gerações

teste
Grando teve a ideia de construir algo que simbolizasse o momento trágico pelo qual o mundo passa
Por Da redação
Foto Divulgação

O Museu Municipal de Jacutinga recebeu uma escultura construída de forma artesanal pelo jacutinguense, Vicente Grando. Na companhia da sua filha Cristina Grando, ele explicou que artefato em madeira se chama Covid-19 e foi construído e inspirado no formato do vírus que deu origem à doença e causou a pandemia. Na ocasião, estavam presentes o prefeito de Jacutinga, Beto Bordin e o vice-prefeito, Ricardo Menegaz, o secretário de Educação, Ronaldo Bordin; a secretária de Saúde, Valdirene Foleto; e a representante do Museu Municipal; Nadir Menin Tortelli.

Grando explicou que em função das pessoas ficarem em quarentena em suas casas ele teve a ideia de construir algo que fosse guardado para as gerações futuras, e que simbolizasse o momento trágico pelo qual o mundo passa. A inspiração veio de seu pai, Ernesto, que passou pela pandemia da gripe espanhola quando tinha 7 anos e que gostava de preservar fatos históricos importantes, sempre mencionando suas datas.

Escultura

A escultura Covid-19 foi feita em torno mecânico com madeira de um galho de ipê roxo. Não foi usado cola ou parafusos, apenas escultura e pintura. Grando lembra que após concluído, o Museu Municipal manifestou interesse pelo objeto ou pela réplica do mesmo. Vicente dedicou seu tempo para reproduzir uma réplica que foi entregue na terça-feira (12) ao museu.

A representante do Museu Municipal, Nadir Menin Tortelli, parabenizou Vicente pela obra, agradeceu a doação ao museu, reforçando que a escultura ficará na memória do município, marcando o momento atual e destacando a participação da família Grando na comunidade.

O prefeito, Beto Bordin, agradeceu a Vicente Grando pela doação ao Museu Municipal. “A partir destas doações se nota que o museu está cumprindo seu papel, aproximando cada vez mais a comunidade da história do município”, disse.

Histórico

Vicente Grando nasceu em 1950 na comunidade de Bela Esperança e sempre residiu no município. É casado com Odila e tem dois filhos, Clari e Cristina. Hoje é aposentado e foi agricultor durante toda sua vida. Sempre participou de lideranças comunitárias, sindicais e cooperativistas da sua comunidade em busca de melhores condições de vida para os agricultores. Grando também atuou como secretário de Agricultura em 1997. É filho de Ernesto Grando e sobrinho de Terílio Grando, colonizador e ex-subprefeito de Jacutinga.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas