O CRAS é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Desde seu início muitas ações foram desenvolvidas, como: alterações nas legislações, ampliação de espaços, aquisições, exigências feitas pelos governos federais e estaduais, muitas adaptações e como resultado, trouxe muita evolução para a comunidade.
Atualmente, o CRAS possui um espaço próprio que acolhe todos os usuários que frequentam o serviço PAIF e o SCFV, tendo cerca de 11 grupos e oficinas com aproximadamente 224 usuários todos os meses (entre semanais e mensais); além das famílias acompanhadas pela equipe (PAIF) e os demais atendimentos que variam de acordo com a demanda.
O CRAS é considerado modelo dentro da região da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR), possuíndo uma equipe de trabalho completa conforme exige a Tipificação Nacional dos Serviços. As atividades desenvolvidas também seguem a Política Nacional de Assistência Social, a Tipificação e demais manuais. A administração salienta que essa história foi construída por diferentes profissionais ao longo desses 14 anos e a comunidade faz parte disso.
Além do CRAS,também é comemorado o aniversário da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos) aprovada em 1993 que concedeu a Assistência Social o status de Política Pública de Proteção Social, para todos que dela necessitarem e de responsabilidade do Estado.
Esta Lei, reconhece a Assistência Social como parte do pilar da Seguridade Social.