14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

CRAS de Maximiliano de Almeida comemora seus 14 anos

Centro de Referência em Assistência Social é considerado exemplo dentro da região da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense

Centro de Referência em Assistência Social de Maximiliano de Almeida
Centro de Referência em Assistência Social de Maximiliano de Almeida
Por Da redação/ Ascom
Foto Ascom

O CRAS é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Desde seu início muitas ações foram desenvolvidas, como: alterações nas legislações, ampliação de espaços, aquisições, exigências feitas pelos governos federais e estaduais, muitas adaptações e como resultado, trouxe muita evolução para a comunidade.

Atualmente, o CRAS possui um espaço próprio que acolhe todos os usuários que frequentam o serviço PAIF e o SCFV, tendo cerca de 11 grupos e oficinas com aproximadamente 224 usuários todos os meses (entre semanais e mensais); além das famílias acompanhadas pela equipe (PAIF) e os demais atendimentos que variam de acordo com a demanda.

O CRAS é considerado modelo dentro da região da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR), possuíndo uma equipe de trabalho completa conforme exige a Tipificação Nacional dos Serviços. As atividades desenvolvidas também seguem a Política Nacional de Assistência Social, a Tipificação e demais manuais. A administração salienta que essa história foi construída por diferentes profissionais ao longo desses 14 anos e a comunidade faz parte disso.

Além do CRAS,também é comemorado o aniversário da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos) aprovada em 1993 que concedeu a Assistência Social o status de Política Pública de Proteção Social, para todos que dela necessitarem e de responsabilidade do Estado.

Esta Lei, reconhece a Assistência Social como parte do pilar da Seguridade Social. 

Publicidade

Blog dos Colunistas