14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Quatro Irmãos: resgate de tradição

Objetivo do projeto da Secretaria Municipal de Saúde é identificar, fazer uso e aplicação das plantas medicinais tradicionais na comunidade

teste
Objetivo é identificar, fazer uso e aplicação das plantas medicinais tradicionais na comunidade
Por Da Redação
Foto Divulgação

O projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Irmãos abrange o aperfeiçoamento das equipes NASF e ACS, orientados pela engenheira agrônoma, Sandra Rigo, com relação a identificação, uso e aplicação das plantas medicinais tradicionais na comunidade.

A iniciativa dá continuidade, dessa forma, ao uso das plantas cultivadas no "Horto Aromas e Saberes", cultivadas pelos ACS. A capacitação envolve a elaboração de pomadas, desidratação de folhas e raízes, que tem como objetivo diversificar a alimentação das famílias com espécies cultivadas em suas casas, além disso, a equipe produz e distribui mudas das espécies para a comunidade.

Também são utilizadas algumas plantas recomendadas pelo Ministério da Saúde, para elaboração de óleos e macerados, que auxiliam no tratamento externo de dores em articulações, feridas e hemorroida. O sal temperado entra na reeducação alimentar da população, juntamente com uma maior aproximação de raízes e folhas que fazem parte do cotidiano e tem potencial curativo e preventivo de várias doenças.

Além disso, as equipes estão fazendo revisão bibliográfica das principais espécies de plantas medicinais que cultivam no horto, para posterior edição de uma apostila.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas