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Região

Erval Grande: concessionária regulariza energia para 50 famílias

Por meio do Programa de Eficiência Energética, distribuidora padronizou as ligações de clientes baixa renda

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Por Da Redação
Foto ASCOM

A RGE regularizou, neste mês de maio, a ligação de energia elétrica para 50 famílias do Loteamento de Interesse Social Tancredo Neves, em Erval Grande, na região Médio Alto Uruguai. Com um investimento de aproximadamente R$ 100 mil, a distribuidora, através do Programa de Eficiência Energética (PEE), atuou na regularização das ligações doando todo o material e o serviço de instalação dos padrões de entrada para os novos clientes, que passam a incorporar ao sistema de distribuição da RGE.

A distribuidora do Grupo CPFL Energia mapeia esses moradores que não estejam ligados devidamente na rede e fornece todos os equipamentos para a regularização: medidor, poste, ramal de ligação e demais componentes. Desta forma, o fornecimento de energia elétrica para aquele novo cliente – e por consequência a sua rua, bairro e cidade - fica mais seguro e dentro dos padrões técnicos. Além disso, o morador passa a ter uma conta de luz em seu nome, que é um dos comprovantes de residência mais respeitados no mercado.

As ações de regularização de clientes executadas pela RGE, como parte dos projetos de Eficiência Energética, buscam também combater as ligações clandestinas. Rastrear e fazer o desligamento dessas ligações é uma questão de segurança para a população. Também ajuda a evitar curtos-circuitos que afetam a rede e que, em muitos casos, provocam interrupção do fornecimento, queima de equipamentos e eletrodomésticos e até incêndios.

Segundo o Assistente de Projetos de Eficiência Energética da RGE, Éder Hoffmann, a busca por clientes que podem ser regularizados ocorre em cidades de diferentes regiões da área de concessão da distribuidora. “Temos todo um processo de identificação desses moradores que, em alguns casos, ocorre em parceria com o Poder Público local e nossos colegas Consultores de Negócios, peças importantes nesse processo. Depois disso, iniciamos as construções e adequações necessárias para a ligação deste cliente à rede da RGE de maneira regular e segura. Em muitos casos, o cliente quer regularizar o seu padrão de entrada, porém não tem condições financeiras de adquirir.   Dentro dessa realidade, nosso cliente fica ligado de forma irregular, colocando em risco a sua segurança e dos demais moradores, o que após receber o seu padrão novo, deixa de ocorrer”, destaca Éder.

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