0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Centenário: produtores já podem fazer reservas do programa Troca-Troca

Os produtores rurais devem ir até a Secretaria de Agricultura para fazer sua reserva

jpg
Por Da Redação
Foto Ilustração

A prefeitura municipal de Centenário, por meio da Secretaria de Agricultura, informa aos produtores rurais do município, que já estão abertas as reservas do programa Troca-Troca de Sementes.

Os produtores rurais devem ir até a Secretaria de Agricultura para fazer sua reserva. “É importante que o agricultor converse com o setor responsável para avaliar qual é a semente mais adequada para o objetivo da propriedade”, comentou o secretário de Agricultura, Vanderlei Kubiac.

O período em que o sistema ficará aberto para pedidos de sementes será de 25 de maio a 5 de junho para a safra, e de 8 a 12 de junho para a safrinha. E esta é uma das novidades do programa neste ano, os pedidos para a safrinha já serão feitos antecipadamente, comparado aos anos anteriores.

A entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto e da safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa.

A maior parte dos produtores do município de Centenário utilizam a produção de milho para fazer a silagem e garantir o abastecimento de alimento para os animais. O Programa Troca-Troca de Sementes tem 30 anos e, atualmente, cobre 25% da área plantada de milho no Estado. O foco dos últimos anos está na qualidade das sementes, específicas para cada região do Estado, e que são adquiridas e revendidas aos produtores rurais de forma subsidiada.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas