0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Jacutinga: Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no município

Paciente apresentando sintomas, foi testado na segunda-feira (18) e confirmado para a covid-19

jpg
Por Da Redação
Foto ASCOM

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Saúde, vem tomando as devidas precauções para evitar que mais pessoas sejam infectadas pelo novo coronavírus (covid-19).

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Valdirene Foletto, “por questão de ética profissional e pela preservação da identidade da pessoa, seguindo o padrão dos órgãos de saúde federal e estadual, a Secretaria de Saúde de Jacutinga não divulgará o nome do paciente que testou positivo para a covid-19. Porém, a pessoa está sendo devidamente monitorada, e tendo o devido acompanhamento dos profissionais de saúde do município”.

O Comitê Municipal de Enfrentamento, em sua reunião, emitiu algumas recomendações, para que todos redobrem os cuidados neste momento, ficando em casa, fazendo isolamento social, evitando aglomerações, e se precisar sair de casa utilize o equipamento de proteção individual (EPI), como máscara, lave as mãos com frequência com água e sabão e use álcool em gel. Ao tossir ou espirrar utilize lenço ou na falta cubra a boca com o cotovelo e use máscara.

A médica da UBS, Fernanda Galli, destaca que o paciente já apresentava alguns sintomas tendo sido diagnosticado na segunda-feira. Informou também que o atendimento foi realizado dentro das orientações do Ministério da Saúde, conforme os protocolos de atendimento para covid-19, bem como a família recebeu atendimento e orientações para isolamento domiciliar.

O prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, ressaltou a preocupação com a pandemia e o trabalho que vem sendo feito visando orientar a população quanto aos riscos de contaminação. Ressaltou a importância da prevenção e a necessidade do uso da máscara e outros EPI´s. “Cada um deve fazer a sua parte, ser responsável, se proteger e proteger o próximo. Precisamos trabalhar, mas com os cuidados necessários”, finalizou o prefeito.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas