0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Quatro Irmãos: festa esportiva inesquecível

Jogos Rurais 2020 reuniu mais de seis comunidades e cerca de 200 participantes na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil Cristo Rei

Jogos Rurais 2020 reuniu mais de seis comunidades e cerca de 200 participantes na Comunidade Evangél
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Um sábado para entrar na história dos êxitos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cris Rei de Quatro Irmãos (RS). Mais de 200 pessoas participaram dos Jogos Rurais 2020, tradicional evento bianual realizado pela parceria entre Emater/RS-Ascar e a prefeitura. Os jogos reuniram representantes da comunidade Redentor do Polígono D, Comunidade Povoado Tartas, Comunidade Linha Farroupilha, Comunidade Linha Santa Bárbara, Comunidade São João Batista e representantes da sede dos jogos.

Segundo os organizadores, o primeiro dia do mês de fevereiro teve céu azul com nuvens brancas e um vento sereno que contribuiu para amenizar o calor. “A sede da comunidade Cristo Rei está localizada num dos mais belos lugares do Polígono D, numa área cercada de mata nativa e lavouras de soja, que avança para o perímetro urbano, sinalizando a fartura de uma das atividades econômicas das famílias residentes nas proximidades. São oito décadas de apego ao lugar, apesar do processo migratório ter influenciado uma parte significativa dos moradores antigos”, disseram.

Conforme a organização do evento, alguns moradores da comunidade reagem contra os apelos da cidade grande, como é o caso da dona Erika (79) e o esposo Roberto (73). “Ele foi visto perto da churrasqueira, lugar que ocupa há mais de quatro décadas, e mais tarde, zelando pelo sonho de um dos netos. Dona Erika trouxe flores do seu jardim (imenso), cuidado com atenção nas proximidades da sua casa, para contribuir com o embelezamento da sede comunitária”, contaram.

As competições tiveram início depois das nove horas da manhã, e assim como a temperatura do clima subia, na mesma intensidade aumentava o desejo dos atletas em entrar em ação. A força física do cabo de guerra, a corrida de carrinho de mão, debulhar espigas de milho em tempo recorde, foram contraponto para os jogos cerebrais de baralho, jogo de abrir o cadeado, enquanto a escolha do garoto e da garota dos Jogos Rurais, e o casal mais idoso promovia uma viagem no tempo, com a certeza que o meio rural tem passado, presente e futuro.

Os Jogos Rurais apresentam um cenário que só quem trabalha no campo pode protagonizar, assim como, nas atividades da propriedade rural são ombreadas por homens e mulheres, os jogos fortalecem essa realidade indescritível aos olhos dos moradores nos centros urbanos. “Não há mulheres enfrentando homens, mas sim demonstrando que possuem inteligência e energia para intervir nas lidas na propriedade, e ainda dedicar tempo aos filhos e a condição feminina. Essa saga é passada de pai para filho e de mãe para filha, ensinado a ter responsabilidade, determinação, coragem, sem perder a ternura, que é marcante na relação entre os avós, filhos e netos”, disseram os organizadores.

Nos pronunciamentos das autoridades representantes das entidades parceiras do evento e no momento de reflexão, as virtudes das famílias do interior estiveram na pauta dos discursos, assim como as políticas públicas que são aplicadas no sentido de mantê-las nas suas origens, mas com acesso a evolução tecnológica.

Fizeram uso da palavra, o produtor rural, Arno Breitkreitz, representando o presidente, Edemar De Valle, da comunidade Cristo Rei; o secretário de Agricultura, Valdecir Toigo; o presidente do Legislativo, Juliano dos Santos; o coordenador Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, o prefeito de Quatro Irmãos, Adilson De Valle, e a pastora da IECLB, Alice Liane Klostermeyer Griebeler, da Paróquia de Erechim.

A premiação foi esperada com ansiedade pelos vencedores das competições. Participaram da entrega dos prêmios. O prefeito Adilson De Valle; o vice-prefeito Edevar Nadal, a engenheira agrônoma Joviane Salvador e a nutricionista Emanuele Betiato Bieniek (responsáveis pela coordenação-geral) e representantes do escritório municipal da Emater no município; secretário de Agricultura Valdecir Toigo, os vereadores Ademar Nadal, Alduir Adrichen, Dolir Carvalho; e a Corte Municipal representada pela rainha, Gabrieli Talasca, e a princesa, Júlia Correia.

A competição foi equilibrada, tendo na liderança o Polígono D, Linha Farroupilha, Linha Santa Bárbara, Povoado Tartas, com a sede, representada pela comunidade São João Batista, tendo a maior delegação de inscritos.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas