23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Tradicional Baile da Erva-Mate reúne centenas de pessoas

Realizado há mais de 50 anos, o evento contou a participação do cantor tradicionalista Baitaca

teste
Tradicional Baile da Erva Mate contou com a participação do cantor tradicionalista Baitaca
Por Taiane do Carmo
Foto Nathan Breitenbach

No último sábado (25), centenas de pessoas se reuniram no município de Áurea para participar do Tradicional Baile da Erva- Mate. Realizado há mais de 50 anos, o evento tem como objetivo prestigiar os produtores e ervateiras da cidade e região. 

De acordo com o prefeito Antonio Jorge Skussarek, a festa representa um dos principais eventos da cidade que contribuem para o desenvolvimento econômico regional. "Além disso, queremos manter viva a cultura do chimarrão entre as famílias, valorizar a produção, desde o plantio até os alimentos derivados que geram riqueza e crescimento para o município”, pontua. 

Cultura

Conforme a organizadora do evento Ana Voievoda, o baile é uma cultura antiga que já era realizado há alguns anos. "A ideia de organizar o encontro, é manter o tradicionalismo que já vinha acontecendo no clube Princesa Izabel. Um dos diferenciais deste ano, é a premiação dos produtores destaque e também do troféu inovação, que nesta edição será representado por meio de um trabalho de TCC desenvolvido por um aluno na cidade. O Baile da Erva Mate, não só resgata o tradicionalismo mas acaba reunindo toda a cidade”, afirma. 

Premiações 

Neste ano, o encontro realizado no Centro de Eventos de Áurea contou com a participação de autoridades municipais, representantes de entidades, Ervateiras, além de pessoas de diferentes idades. Para o produtor Henrique Nartovicz, receber o Prêmio Destaque 2020 foi gratificante. "Para mim, foi uma grande alegria, pois trabalho com a produção de erva mate há mais de 50 anos. Na minha família eu sou o único que produz. Este é o primeiro baile que participo, o sentimento que fica pelo reconhecimento é de gratidão à todos os organizadores”, salienta. Além de Henrique, diferentes produtores receberam premiações que foram entregues por autoridades.

Show Tradicionalista 

O evento contou com a participação do cantor tradicionalista, Antônio César Pereira Jacques, mais conhecido como “Baitaca”. Acompanhado da banda Do Fundo da Grota, o tradicionalista relembrou os sucessos do grupo e cantou um dos maiores sucessos já repercutidos da banda, a música “Do Fundo da Grota”. Em entrevista ao grupo Bom Dia, Baitaca relembrou como surgiu a composição da canção.”Eu estava conversando com um amigo, e ele me perguntou aonde eu havia nascido e me criado. Eu acabei escrevendo a resposta da pergunta dele e levei para casa. Na época só tinha uma frase, então cheguei em casa, e comecei a escrever, foi então que surgiu a música  Do Fundo da Grota”, frisa.
 Agradecimento

Segundo o prefeito Antonio Jorge Skussarek, conseguir trazer um dos maiores ícones da música tradicional gaúcha foi de extrema importância para a cidade de Áu
rea. “Um show muito importante para a cultura, que vem com um sucesso que estourou. Trazer para o município de Áurea e para a região, é muito enriquecedor. Agradecemos a todos que participaram e esperamos que nos próximos anos mais pessoas possam estar conosco, assim como foi neste ano de 2020” finaliza.
 

Publicidade

Blog dos Colunistas