0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Ação para valorizar a vida, motivar e projetar o futuro

Iniciativa foi realizada por estudantes do 9° ano do ensino médio da Escola Estadual São José

Jovens visitaram estabelecimentos comerciais e públicos do município e entregaram um coração com fra
Por Da Redação
Foto Divulgação

Os estudantes do 9° ano do ensino médio da Escola Estadual São José do município de Ponte Preta realizaram uma atividade relativa ao Setembro Amarelo, no último dia 26 de setembro. A ação foi uma etapa do Projeto Saúde Mental na Escola, que está sendo desenvolvido pelas psicólogas, Kristine Cavazzola e Maiara Fassicollo. Neste dia, foi realizado o pedágio interativo, em que os adolescentes confeccionaram um coração com frases motivacionais elaboradas por eles.

Primeiramente, os alunos se encontraram na escola e depois se dirigiram para frente da prefeitura. Assim, dividiram-se em grupos para abordar as pessoas e visitar os estabelecimentos comerciais e públicos do município, com o objetivo de entregar o coração com frases motivacionais, um pacotinho de sementes de girassol e panfletos com informações sobre depressão, ansiedade, tristeza e prevenção ao suicídio.

“Por que corações amarelos com frases motivacionais? Amarelos pelo mês de prevenção ao suicídio ‘Setembro Amarelo’, e frases de valorização da vida, motivando as pessoas a seguir em frente, a viver, frases de autoestima”, explicam as psicólogas. E, acrescentam, “as sementes de girassóis porque o girassol busca energia no sol, e em dias nublados se voltam um para o outro para dividirem entre si suas energias; assim, quando não estamos bem, temos que buscar uns aos outros (família, amigos, profissionais que possam ajudar em momentos difíceis) fazendo uma alusão a este elemento da natureza”.

Os panfletos informam as pessoas para entrarem em contato ou diferenciarem alguns aspectos da vida procurando ajuda da equipe de saúde e assistência social do município.

“Por que adolescentes? Porque eles podem ser os protagonistas de suas vidas, buscando ajuda, falando, percebendo que não estão sozinhos e que terão com quem contar. Este trabalho visa valorizar a vida e desenvolver uma perspectiva de futuro entre estes adolescentes, para que tenham motivação e força para alcançarem seus sonhos”, afirmam as psicólogas.

Publicidade

Blog dos Colunistas