0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Muita emoção marca aniversário de 100 anos da paróquia e 65 anos de Gaurama

Gaurama
Por Da Redação
Foto Divulgação

Comemorar um centenário é um privilégio, ainda mais, quando se trata de uma paróquia que teve grande importância na emancipação político-administrativa do município de Gaurama. A data não passou em branco e a população participou de toda a programação, lotando todos os espaços.

Na paróquia São Luiz Gonzaga, a celebração foi especial, o padre Ivacir Franco lembrou as lideranças, os desafios, os feitos sociais, políticos e econômicos que tiveram relevância durante esse período. “A igreja sempre teve um papel importante na organização das comunidades. Pode-se destacar a formação de lideranças, o trabalho social, educacional, a atenção à saúde, dentre outros. Tudo contribuiu para termos uma sociedade próspera, organizada e repleta de valores. Nosso trabalho não terminou, mas estamos confiantes em estarmos trilhando caminhos certos”, diz.

No salão paroquial ocorreu a exposição fotográfica com imagens pertencentes ao acervo do museu Municipal Irmã Celina Schardong, o lançamento do livro “Centenário da Paróquia São Luiz Gonzaga de Gaurama no Barro trilhando caminhos de fé (1919-2019)”, de Gladis Helena Wolff (diretoria de Cultura) e Elisiane Gnovatto (coordenadora de atividades culturais), e também a estreia do documentário “Luz em Barro: Trilhando Caminhos de Fé”, fruto da parceria entre o Museu e a Z97 Filmes, do cineasta Luiz Levandovski, que impressionaram o público que lotou o espaço.

O prefeito, Leandro Márcio Puton, destacou com orgulho a qualidade dos talentos gauramenses e a união em prol da melhoria da comunidade. “Eu e o vice-prefeito, Elias Seibt, buscamos ouvir os anseios da nossa sociedade e desenvolver todo o trabalho público com muita responsabilidade e transparência. Construímos caminhos que estão conduzindo a nossa sociedade para melhor, mais humana e igualitária”, destaca.

O público que acompanhou a programação se encantou com cada momento que foi oferecido e o agradecimento veio em forma de lágrimas, emoção, sorrisos, aplausos e muita manifestação de carinho. Tanto o livro, como o filme estão disponíveis para serem adquiridos, basta procurar a Paróquia ou o Museu. “Todos os envolvidos para tornar esse momento único, estão de parabéns. A comemoração contemplou a grandiosidade da data e nós, que marcamos presença é que fomos presenteados”, finaliza o prefeito.

Publicidade

Blog dos Colunistas