0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Paulo Bento realiza Corrida do Fogo Simbólico

Paulo Bento corrida
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

O município de Paulo Bento (RS) realizou, na manhã do último dia 5, a Corrida do Fogo Simbólico, que foi conduzido pelo atleta amador e presidente do Conselho Municipal de Educação, Daniel Marin, juntamente com os estudantes da Escola Estadual Coronel Raul Barbosa, participantes do JERGS e Grupo de Motocicletas GT Off Roias do município.

A corrida ocorreu na RST 211 entrando no perímetro urbano da cidade. O Fogo Simbólico foi conduzido pelo atleta amador, Daniel Marin, que estava acompanhado dos estudantes Yuri Galiasse (1º lugar no salto em altura); Eduardo Tomazzi (2º lugar no salto em distância); e, Mireia Pochmann (3º lugar na corrida), premiados no Jergs. O fogo foi levado até o palco na praça da Matriz, onde foi entregue ao prefeito, Pedro Lorenzi, sob aplausos e fogos de artifício em solenidade cívica marcante. Em seguida foi realizado o hasteamento das bandeiras e cantado o Hino Nacional brasileiro.

O Fogo Simbólico permanecerá na praça da Matriz durante o restante da Semana da Pátria e será extinto no dia 7 de setembro, dia em que irá ocorrer o desfile cívico a partir das 9 horas. Na oportunidade, o prefeito fez a entrega de um aparelho de smartphone e impressora portátil a Brigada Militar para auxiliar no desempenho do seu trabalho.

História

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937 com um grupo de patriotas gaúchos vinculados à Liga de Defesa Nacional. A corrida do Fogo Simbólico tem como intuito fazê-lo percorrer todo o território Nacional, transportado por jovens atletas que carregam consigo a chama do patriotismo. A primeira corrida com revezamento do fogo foi realizada num percurso de 26 km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. Com o passar do tempo e o crescimento do Brasil a corrida foi se tornando perigosa para ser realizada nas rodovias, passando então a ser feita em âmbito municipal. A Liga optou por construir uma pira na Praça dos Três Poderes em Brasília, onde arde permanentemente o Fogo Simbólico da Pátria.

Publicidade

Blog dos Colunistas