0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Regulamentação do vinho colonial é tema de encontro de viticultores em São Valentim

Encontro Produtores de vinho em Sao Valentim
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Um grupo de 60 produtores de uva do município de São Valentim esteve reunido nesta quarta-feira (04/09), no Clube Caramuru, para mais uma etapa de capacitação para qualificação do vinho colonial e para o manejo nutricional e fitossanitário das videiras.  A capacitação contou ainda com a participação de alguns produtores dos municípios de Barão de Cotegipe, Erval Grande e Benjamin Constant do Sul. O encontro foi promovido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Valentim com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e das cooperativas de crédito Cresol e Sicredi.

A temática da regulamentação de agricultores familiares para a produção de vinho colonial foi abordada pelo auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Leandro Kroth, que orientou sobre os procedimentos para a formalização dos empreendimentos familiares com base na Lei 12.959/2014, lei que ficou conhecida como Lei do Vinho Colonial.

O tema manejo sanitário e nutricional da videira ficou a cargo do engenheiro agrônomo, Lidovino Bavaresco, consultor na área de fruticultura da região da Serra Gaúcha, o qual ressaltou da importância de manejo preventivo das doenças, uso de boa tecnologia da aplicação e utilização de produtos de boa eficácia com registro para a cultura. 

Houve bastante interação por parte dos participantes em relação aos temas abordados, percebendo-se que foram atendidas as expectativas do evento.

Publicidade

Blog dos Colunistas