Um grupo de 60 produtores de uva do município de São Valentim esteve reunido nesta quarta-feira (04/09), no Clube Caramuru, para mais uma etapa de capacitação para qualificação do vinho colonial e para o manejo nutricional e fitossanitário das videiras. A capacitação contou ainda com a participação de alguns produtores dos municípios de Barão de Cotegipe, Erval Grande e Benjamin Constant do Sul. O encontro foi promovido pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Valentim com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e das cooperativas de crédito Cresol e Sicredi.
A temática da regulamentação de agricultores familiares para a produção de vinho colonial foi abordada pelo auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Leandro Kroth, que orientou sobre os procedimentos para a formalização dos empreendimentos familiares com base na Lei 12.959/2014, lei que ficou conhecida como Lei do Vinho Colonial.
O tema manejo sanitário e nutricional da videira ficou a cargo do engenheiro agrônomo, Lidovino Bavaresco, consultor na área de fruticultura da região da Serra Gaúcha, o qual ressaltou da importância de manejo preventivo das doenças, uso de boa tecnologia da aplicação e utilização de produtos de boa eficácia com registro para a cultura.
Houve bastante interação por parte dos participantes em relação aos temas abordados, percebendo-se que foram atendidas as expectativas do evento.