0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Símbolo dos Festejos Farroupilhas, Chama Crioula chega em Charrua

Símbolo dos Festejos Farroupilhas, Chama Crioula chega em Charrua
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Depois de percorrer mais de 280 quilômetros desde o município de Tenente Portela, onde foi acesa no dia 16 de agosto, a Chama Crioula chegou em Charrua na tarde deste domingo (25).

A fusão da Chama foi realizada no município de Chapada, no dia 22 de agosto, e foi conduzida até o município, por mais de 150 quilômetros, pelo do grupo de cavaleiros “Os Desgarrados do Pampa”.

A centelha do fogo permanece no Galpão Campeiro, ao lado da Prefeitura, na Cidade Baixa, até o fim dos Festejos Farroupilhas de Charrua, que serão realizados no mês de setembro, incluindo mateadas e eventos tradicionalistas.

 

A Chama

O ritual de acendimento da Chama Crioula, que é repetido todos os anos desde 1947, é um dos momentos mais importantes do tradicionalismo gaúcho. A cerimônia marca o início das comemorações do Dia do Gaúcho no Estado. De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o ato começou quando um grupo de jovens retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do MTG.

Publicidade

Blog dos Colunistas