0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Deputado Paparico Bacchi trata de saúde e agroindústrias

Parlamentar visitou hospital e manteve encontro com produtores rurais

Agroindústrias pautou reunião na prefeitura de Barracão
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, visitou o município de Barracão, durante roteiro pela região Nordeste. O parlamentar aproveitou o período de recesso parlamentar para promover audiências com prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Sananduva, Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida e Paim Filho.

Agroindústrias

No prédio da prefeitura municipal, Paparico Bacchi manteve audiência com o secretário de Agricultura, Jair de Mattos, chefe de gabinete Leopoldo Lopes Pereira e a coordenadora da Emater local, Carmen Figueiredo. O encontro contou ainda com a presença de empreendedores rurais proprietários de agroindústrias, que foram orientados sobre a possibilidade de criação de uma central cooperativa para o setor.

Acreditamos na força das agroindústrias, responsáveis pela transformação dos produtos da agricultura familiar, geração de emprego e renda no setor primário de diversos municípios gaúchos. Por meio de uma cooperativa as agroindústrias poderão ampliar as vendas e conquistar novos mercados, inclusive no exterior”, ressaltou o deputado.

Paparico Bacchi destaca que a sede de cooperativa poderá estar localizada no município de Sananduva e será coordenada pelo professor Sadi Dalsóglio. Nesta fase inicial do projeto serão convidados os representantes das agroindústrias dos 50 municípios das região Nordeste e Alto Uruguai para posterior elaboração do estatuto e iniciado o processo de instalação da cooperativa que deverá receber associados de todo o RS.

Saúde

Em outra reunião importante, Paparico Bacchi tratou de assuntos ligados ao Hospital São Valentim e à saúde pública. Recepcionado pelo presidente Flávio Machado e demais membros da diretoria, Paparico Bacchi reiterou compromisso de trabalhar pelo fortalecimento dos hospitais regionais e apresentou os objetivos da Frente Parlamentar em defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

É preciso reduzir o custo com a saúde curativa e promover alternativas que elevem a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Paparico Bacchi na condição de presidente do grupo parlamentar formado por 28 deputados estaduais.

A secretária municipal de Saúde, mesmo em período de férias, esteve presente na reunião e anunciou a meta de implantar as PICS na Rede de Atenção Básica em Saúde. De acordo com Leila de Figueiredo, a legislação já está sendo elaborada para posterior encaminhamento à Câmara de Vereadores. Enquanto isso, profissionais já estão capacitados nas área de reiki e acupuntura

A direção do Hospital São Valentim pediu apoio do deputado Paparico Bacchi. A principal demanda está relacionada com a conquista de recursos para obras de reformas da instituição de saúde que atende usuários do Sistema Único de Saúde pelo sistema de pronto atendimento.

Publicidade

Blog dos Colunistas