11°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

"Quero entrar na UFFS": atividade cria laços com escolas da região

teste
Em três dias de atividades, o evento recebeu cerca de 350 estudantes da região
Em três dias de atividades, o evento recebeu cerca de 350 estudantes da região
Talia Fianco, acadêmica da UFFS
Caio Afonso, acadêmico da UFFS
Estudante Daniela Bertuzzi Barazetti de Aratiba
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

Uma ação para criar laços entre a universidade e as escolas do Alto Uruguai. Com essa proposta, o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, promoveu nesta semana o “Quero Entrar na UFFS”, visando aproximar a comunidade do ambiente universitário.

De acordo com o bolsista do programa, Caio Afonso, o objetivo é apresentar as formas de acesso em universidades públicas federais e, principalmente, na UFFS. “Nós apresentamos as políticas de acesso, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como, os cursos que o campus possui, toda a estrutura física da instituição: salas de aula, laboratórios, bloco dos professores, biblioteca e Restaurante Universitário”, pontuou o estudante do curso de História.

Contudo, a atividade não se restringe ao acesso no ensino superior. Para Afonso, o “Quero Entrar na UFFS”, aproxima a universidade da comunidade, estreitando a relação com estudantes do ensino médio e promovendo uma série de trocas de conhecimentos. “Em uma parte da atividade eles podem circular entre os estandes de cada curso, assim, eles observam o que produzimos na universidade e também contribui com a produção acadêmica”, reforçou.

A visita à UFFS dos alunos do ensino médio já está na terceira edição, mas Afonso comenta que o projeto tinha outro formato. “Anteriormente o grupo do PET ia até as escolas apresentar as políticas de acesso, mas há três anos nós alteramos isso e passamos a receber eles aqui (na UFFS). Eu penso que dessa maneira a aproximação pode acontecer de forma mais efetiva, considerando que eles poderão se enxergar na universidade, conversar conosco e com os outros acadêmicos, ou seja, conhecendo os espaços eles poderão despertar o interesse de estar aqui e desenvolver o sentimento de pertencimento com a instituição. Como é a caso de uma de nossas colegas que participou do evento e no ano seguinte ingressou no curso de História”, concluiu Afonso.

A atividade foi realizada em dois turnos ao longo de três dias: segunda-feira (13), terça-feira (14) e sexta-feira (17). Nesse período o campus recebeu cerca de 350 estudantes. O convite foi realizado por meio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que encaminhou às direções das escolas.

A ação também conta com o envolvimento de acadêmicos de todos os cursos da instituição, por meio do apoio de projetos de extensão do campus, bem como, do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), diretórios acadêmicos dos cursos e laboratórios.

Oportunidade amplia visão profissional

Talia Fianco é natural de Charrua e participou do projeto há três anos e em 2017 ingressou na UFFS/Erechim. Para ela, a ação foi essencial na decisão pela instituição. “Conhecer a estrutura e conversar com as pessoas daqui auxiliou muito em minha decisão. Foi nesse dia que eu pensei ‘acho que posso estudar aqui’, pois gostei muito desse primeiro contato e como foi de uma cidade pequena, conheci muitas pessoas diferentes e, sem dúvidas, o quero entrar foi decisivo para minha escolha profissional”.

Para a estudante Daniela Bertuzzi Barazetti de Aratiba, a oportunidade abre caminhos. “Para nós do terceiro ano é muito importante estarmos aqui, considerando que amplia nosso campo de visão profissional. Eles nos mostraram diversas opções de cursos tanto neste campus como em outras instituições, onde e como eles podem atuar”, pontuou.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas