0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Quatro Irmãos realiza 1° Balcão de Negócios e 1° Julgamento daTerneira Leiteira

Julgamento de terneiras Quatro Irmãos
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O 1° Balcão de Negócios e 1° Julgamento da Terneira Leiteira de Quatro Irmãos, realizados nos dias 30 de abril e 1º de maio, no Ginásio Municipal, integraram a programação festiva do 19º aniversário do município. Durante o evento, que teve como objetivo levar informações, assistência técnica e promover negócios, foram realizadas palestras técnicas voltadas ao planejamento forrageiro, com o pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontaneli, e sobre zoonoses, com o fiscal estadual agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Lucimar Lima Martins.

A programação foi aberta pelo prefeito Adilson De Valle, com a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, e do gerente adjunto, Marcos Gobbo, secretários municipais, lideranças locais, regionais e estaduais. Também contou com a participação de empresas ligadas ao setor agrícola.

No espaço da Emater/RS-Ascar foram divulgadas as ações em plantas medicinais, condimentares e aromáticas, desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Secretaria Municipal da Saúde. Também foram destaque a diversidade alimentar, secador solar de grãos, silo secador armazenador e energia solar fotovoltaica.

A agricultura e pecuária são a base da economia de Quatro Irmãos.  Nas principais culturas, na última safra, foram cultivados 14 mil hectares de soja, 1.500 hectares de milho e 2.500 hectares de cereais de inverno. Na soja, por exemplo, são mais de 950 mil sacas por safra, totalizando um valor bruto de R$ 70 milhões.

 Além dos grãos, o município conta com o trabalho de 75 propriedades rurais voltadas à agricultura família, nas quais o leite é a principal fonte de renda, com produção de mais de 3,5 milhões de litros de leite por ano. Nestas propriedades também há produção de aves e suínos.

Julgamento

Os animais foram avaliados pelo médico veterinário João Batista Rosback, integrante do Colégio Brasileiro de Jurados de Pista. As três primeiras terneiras classificadas foram animais das propriedades de Celso Toigo e família (1º lugar), Ilson de Clecí Kozak (2º lugar) e Ivo De Valle (3º lugar).

O evento foi promovido pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Olfar, Cooperalfa, Sicredi, JR Agropecuária e Agrogenética, com apoio de outras entidades.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas