0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Comunidade de Três Arroios participa da Conferência de Saúde

Palestra com o enfermeiro e docente do Centro de Ciências de Saúde da URI, Samuel Salvi Romero
Por Da Redação
Foto Divulgação

Na terça-feira (2), aconteceu a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Três Arroios. Na oportunidade foi realizada uma palestra com o enfermeiro e docente do Centro de Ciências de Saúde da URI - Erechim, Samuel Salvi Romero. O tema foi: "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS".

O enfermeiro enfatizou o histórico de lutas para a consolidação do SUS e a garantia de direitos do cidadão, a participação da sociedade na formulação de políticas de saúde, bem como, os deveres dos usuários em relação ao uso racional dos serviços de saúde.

O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, enfatizou a dificuldade financeira que os municípios tem enfrentando para garantir o acesso integral aos serviços de saúde. "São mantidos convênios para complentação de internações hospitalares e exames com recursos próprios municipais, visando a garantia de tratamento, uma vez que essas despesas são de responsabilidades Federal e Estadual".

Ressaltou também a dívida que o Estado possui com o município, chegando a R$ 305.486,49 de transferências básicas, como: aquisição de medicamentos, fraldas, oficinas, saúde da família, o que compromete as ações e onera o município.

A conferência foi coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde e o protocolo realizado pela Psicóloga Janes Machado, a farmacêutica Priscila Salvi e a cirurgiã dentista Valéria Scalon.

O evento contou ainda com a presença da Secretária de Saúde, Eisa Fátima de Carvalho, representado a Câmara de Vereadores, Laudino Báu e o presidente do Conselho, Marcio Lotti.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas