Na manhã de ontem (21), a Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do RS e também dos 497 municípios gaúchos de forma individualizada – Idese – relativo ao ano de 2015.
O município de Aratiba ficou no 4º lugar geral e Ipiranga do Sul em 7º. A maior cidade da região, Erechim, na colocação geral conquistou o 46º lugar, porém, em outro estudo realizado pela FEE, em municípios acima de 100 mil habitantes, a Capital da Amizade ficou na terceira posição, mas no bloco educação, está em primeiro lugar. Nos outros dois blocos que compõe o estudo, está em 3º lugar na saúde e 5º na renda.
A avaliação também é feita por Conselhos Regionais de Desenvolvimento, e o que representa o Alto Uruguai – Corede Norte – ficou em 3º lugar geral. Todos esses dados são relativos ao ano de 2015 e com a revisão dos dados de 2014.

O que é o Idese?
O Idese avalia a situação socioeconômica do Estado e municípios gaúchos quanto à educação, à renda e à saúde, considerando aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento, e fornecendo informações para o desenho de políticas públicas específicas, de acordo com as necessidades estaduais, municipais ou da região avaliada.
Avaliação do RS
O Idese do Estado do Rio Grande do Sul atingiu a marca de 0,751 em 2015, o que representa uma queda de 0,8% no índice em relação ao ano anterior. Apesar do pequeno aumento dos índices dos Blocos Saúde (0,5%) e Educação (0,2%) em 2015, a queda do Idese foi influenciada pela diminuição do Bloco Renda (-3,1%). Conforme a classificação vigente, o RS apresenta nível médio de desenvolvimento, considerando a demarcação dos níveis em alto (maior ou igual a 0,800), médio (entre 0,500 e 0,799) e baixo (abaixo de 0,499).
O Bloco Educação, praticamente estável, variou de 0,697 em 2014 para 0,698 em 2015. O maior crescimento dentre os sub-blocos ocorreu no desempenho das crianças do ensino fundamental nos testes padronizados, mas uma elevação mais robusta desse índice no Bloco foi impedida pela queda na taxa de matrícula no ensino médio.
O Bloco Renda fechou em 0,739 em 2015, queda que fez o índice retornar a patamares próximos aos de 2012. Em particular, no índice de geração de renda, um dos componentes do Bloco Renda, registrou 0,709. Esse resultado é menor do que o índice registrado em 2011 (0,710).
O Bloco Saúde apresenta comportamento relativamente estável no tempo, mas foi o Bloco que apresentou maior elevação (0,5%), passando de 0,813 para 0,817. A maior elevação dentre os componentes do Bloco foi o aumento do índice de consultas pré-natal, que passou de 0,720 em 2014 para 0,730 em 2015.
Oito municípios da AMAU com alto desenvolvimento
Os dados revelam que 68 municípios obtiveram índice acima de 0,800 em 2015, sendo considerados como municípios de alto desenvolvimento socioeconômico, e destes oito são no Alto Uruguai: Aratiba. Ipiranga do Sul, Três Arroios, Quatro Irmãos, Erechim, Campinas do Sul, Paulo Bento, Sertão. Isso representou queda em relação a 2014, quando mais de 90 municípios compunham o estrato superior.
Os 10 melhores
Na classificação por municípios, o primeiro colocado continuou sendo o Município de Carlos Barbosa (0,879 em 2015), localizado no Corede Serra. Na segunda posição, o município de Água Santa, localizado no Corede Nordeste, obteve índice de 0,873. Em seguida na classificação, Nova Araçá, situado no Corede Serra, apresentou índice de 0,865. Para o estatístico Rafael Bernardini, não há grandes surpresas nesses resultados, uma vez que a classificação segue padrão já conhecido acerca do desenvolvimento no RS. “Os municípios das áreas de colonização em pequenas propriedades, localizados, em sua maioria, no norte e no nordeste do Estado, apresentam indicadores mais altos de desenvolvimento”, explica. Depois de Carlos Barbosa, Água Santa e Nova Araçá, os municípios mais bem colocados no Idese são, respectivamente: Aratiba, Nova Bassano, Veranópolis, Ipiranga do Sul, Garibaldi, Paraí, Bozano.
Só cinco com alto desenvolvimento acima de 100 mil habitantes
Dentre os 20 municípios gaúchos que têm mais do que 100 mil habitantes, apenas cinco apresentaram índices de alto desenvolvimento em 2015: Bento Gonçalves (0,831), Porto Alegre (0,816), Erechim (0,811), Santa Cruz do Sul (0,809) e Caxias do Sul (0,801). A última colocação no ranking dos municípios com mais de 100 mil habitantes ficou novamente com Alvorada (0,571), que também ficou em penúltimo lugar entre todos os municípios do Estado.