21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Atividade leiteira é tratada em Gaurama

A atividade reuniu mais de 50 produtores ligados a atividade leiteira

teste
Divulgação
Por

Orientações sobre a criação correta da terneira, qualidade do leite e implantação e manejo de pastagens perene foram os temas da Tarde de Campo, realizada na quinta-feira (25/2), em Gaurama

A atividade reuniu mais de 50 produtores ligados a atividade leiteira, sendo a maioria beneficiária da Chamada Pública do Leite, na propriedade de Valdemar e Lucia Cygainski, localizada na Linha Baixo Caçador. O evento foi realizado pela Emater/RS-Ascar em parceira com a prefeitura, através da Secretaria da Agricultura.

Os participantes foram recepcionados pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, pelo casal Valdemar e Lucia Cygainski. Também participaram o vice-prefeito Leandro Marcio Puton, o secretário municipal de Agricultura, Álvaro Tonial, e representantes do Sicredi, Banco do Brasil, entre outras entidades.

As orientações nas estações foram repassadas pelo assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal, Vilmar Fruscalo e pelos técnicos do escritório municipal de Gaurama, Neuri Bruschi e Sigismundo Woloszyn. Neuri destacou os procedimentos que o produtor teve ter com a bezerra antes e pós-parto como cuidados na alimentação, vacinação. Fruscalso destacou boas práticas nos processos de higienização pessoal e das instalações de ordenha, que podem evitar a proliferação de micro-organismo. O controle da mastite, alimentação adequada do animal, foram outros fatores recomendados para contribuir na quantidade e qualidade do leite. O técnico Woloszyn chamou a atenção para implantação e manejo de pastagem perene, recomendando o uso de piquetes e vantagens deste sistema.

A família Cygainski tem na propriedade 24 animais, sendo11 vacas leiteiras com produção em média de 120 litros de leite/dia, novilhos, terneiras e quatro machos. Na região do Alto Uruguai, a atividade leiteira é uma das principais atividades econômicas, com produção mensal de 24 milhões de litros. Na região, 500 famílias são beneficiárias da Chamada do Leite executada pela Emater/RS-Ascar. O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello agradeceu as parcerias no evento. “É muito importante, eventos como este, para os o aprimoramento dos conhecimentos da família rural”. Tonello também lembrou que o Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim – Cetre oferece curso de Bovinos de leite no qual o produtor obtém um conhecimento mais aprofundado e importante para a atividade.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;