O que você precisa saber para participar de um leilão de imóveis
Os leilões de imóveis estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil e, ano após ano, essa proposta atrai cada vez mais investidores que se perguntam se participar de um leilão realmente vale a pena na hora de adquirir um imóvel.
O fato é que é possível arrebatar um imóvel em leilão com valores muito abaixo do mercado - que, por si só, já é uma grande vantagem para o investidor. Entretanto, é preciso entender alguns pontos importantes e estar atento a diversos detalhes antes de participar de um leilão para garantir que o seu investimento proporcionará um bom retorno.
Tipos de leilão
Os leilões de imóveis podem ser classificados em dois tipos: judiciais ou extrajudiciais. No caso do leilão judicial, o imóvel é leiloado por decisão de um juiz como forma de quitar uma dívida ou pendência do proprietário do bem em questão.
Já no leilão extrajudicial, é uma instituição financeira que decide levar o imóvel a leilão, normalmente por conta de problemas como atrasos de parcelas do financiamento da casa, apartamento, prédio e demais tipos de imóvel.
Vantagens
Com toda a certeza, o diferencial mais atrativo de um leilão de imóveis é a possibilidade de arrebatar casas, prédios e terrenos por preços vantajosos, com valores abaixo do praticado no mercado. Isso possibilita que os investidores aumentem ainda mais o retorno de seus negócios.
Outra vantagem que ganha destaque nos leilões de imóveis são os leilões online – uma alternativa muito mais prática e igualmente segura para dar lances e acompanhar novas oportunidades mesmo à distância.
Dicas importantes
Investir no mercado imobiliário pode ser uma ótima forma de fazer negócio, mas exige atenção para alguns detalhes. No caso dos leilões de imóveis, não é diferente, por isso, separamos alguns lembretes fundamentais para os participantes:
-
Sempre leia o edital de venda com atenção e esclareça qualquer dúvida que possa surgir referente às atuais condições do imóvel. Se puder agendar uma visita, melhor ainda.
-
Conte com o trabalho de especialistas para auxiliá-lo, como um advogado ou assessor.
-
Pesquisar é sempre o melhor caminho para fazer um bom negócio. Conheça os valores de outros imóveis da mesma região para garantir que o valor do imóvel leiloado será vantajoso.
-
É sempre importante checar se a propriedade possui dívidas, como IPTU ou pagamento de condomínio em atraso.
-
No caso de leilões realizados através da internet, visite o imóvel pessoalmente, se possível, e verifique se existe a necessidade de realizar qualquer reforma ou reparo e, se a resposta for positiva, estime os custos.
Dessa forma, é possível aproveitar todos os benefícios que os leilões de imóveis oferecem com a garantia de estar fazendo um bom investimento, sem surpresas desagradáveis no futuro.