Monsenhor Agostinho Francisco Dors, Vigário Geral da Diocese, por delegação do Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali, deu posse ao Pe. Gladir Pedro Giacomel, vigário paroquial da Catedral São José, como primeiro Reitor do Santuário N. Sra. da Santa Cruz em missa às 14h deste sábado, 27, seguindo a liturgia da festa da Sagrada Família. A missa foi concelebrada pelos padres Jair Carlesso e Antonio Valentini Neto, do Cúria Diocesana, e teve a participação de 4 diáconos permanentes, familiares de Dorothea Menegon Farina a quem está ligada aquela invocação da Virgem Maria, diversos ministros, coroinhas e expressivo número de peregrinos das comunidades próximas bem como de diversas localidades da região, de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Antes do início da celebração, Monsenhor Agostinho pediu a leitura da “provisão”, o documento do Bispo nomeando Pe. Gladir como Reitor do mencionado Santuário, do qual vinha exercendo a função de capelão desde 21 de dezembro de 2021. Em diversos momentos da celebração, ele realizou os ritos da posse, com a entrega da chave da porta central do templo, em frente a ele, a renovação da fé, a promessa de fidelidade e a renovação dos compromissos da ordenação presbiteral, da missão de evangelizar, do zelo pelo Santíssimo Sacramento do Altar no sacrário, da celebração do sacramento da reconciliação e dos outros sacramentos. No início da celebração, foram apresentados dados biográficos do Pe. Gladir. Após ter-lhe entregue os símbolos de sua missão, Mons. Agostinho o convidou a entregar a três ministros do Santuário a carteirinha de renovação de seu mandato. No final da celebração, filha de Dorothea falou de sua alegria por ver o santuário oficializado e pela posse do seu Reitor. Pe. Gladir manifestou sua gratidão pela confiança do Bispo nele depositada e a todos os colaboradores do Santuário e expressou suas disposições na continuidade do atendimento espiritual do mesmo.
A homilia do Monsenhor Agostinho
Iniciou citando documento do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina ressaltando que ela culmina e se completa em Jesus Cristo que viveu na Família de Nazaré. Sua revelação continua nas diversas experiências de encontro com Deus e suas graças. Aquela família é modelo para todas as famílias. Destacou aspectos das leituras e do evangelho. A primeira leitura, pontos práticos da observância do quarto mandamento, honrar pai e mãe. Na segunda, o amor de Deus por todos e a opção por Cristo com o devido comportamento decorrente. No evangelho, a Sagrada Família que se refugia no Egito para proteger o Menino Jesus da tirania de Herodes. Muitas famílias também vivem diversas provações. A educação da fé que realizam é o melhor legado que podem deixar para os filhos. A seguir, enfatizou a missão do Reitor do Santuário, ensinar o evangelho, a doutrina da fé; celebrar o mistério da salvação, santificar e abençoar os peregrinos, conduzir o Santuário segundo as normas canônicas e civis. Observou que o Pe. Gladir já comprovou sua competência e zelo pastoral nesta missão. Assegurou-lhe que pode contar com a colaboração de todos, das equipes, do conselho econômico do Santuário e outros que forem instituídos e dos padres da Diocese.