21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Celebrações da Epifania reúnem fiéis no Santuário de Fátima e reforçam sentido do tempo do Natal

Solenidade lembra a manifestação de Jesus a todos os povos simbolizada pela visita dos magos vindos do Oriente

teste
Celebrações da Epifania reúnem fiéis no Santuário de Fátima e reforçam sentido do tempo do Natal
Solenidade lembra a manifestação de Jesus a todos os povos simbolizada pela visita dos magos vindos
Por Assessoria
Foto Divulgação

As celebrações da solenidade da Epifania movimentaram o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, no fim de semana, com expressiva participação de fiéis em diferentes horários para recordar um dos momentos centrais do tempo do Natal.

Na liturgia, a Epifania recorda a manifestação de Jesus ao mundo inteiro, simbolizada pela visita dos magos vindos do Oriente. “Epifania vem de um termo grego que significa manifestação. Jesus se manifesta a todos os povos, a todas as culturas”, explicou o Reitor do Santuário e do Seminário Nossa Senhora de Fátima, padre José Carlos Sala.

Na homilia se destacou o forte simbolismo da luz presente na celebração, lembrando a passagem do profeta Isaías: “levanta os olhos e vê, porque a tua luz chegou”; e sua relação com Jesus, reconhecido na tradição cristã como luz do mundo. Segundo Pe. Sala, os magos se deixaram conduzir por essa luz e, ao encontrarem o Menino, “sentiram uma grande alegria”. Assim, celebrar a Epifania no início do ano é também um convite a acolher essa luz no cotidiano, nas escolhas e nas relações.

O sacerdote ainda ressaltou que o tempo do Natal se estende até a festa do Batismo do Senhor, celebrada no próximo domingo, e que a Epifania ajuda a dar sentido a esse caminho litúrgico. “Os propósitos para o ano devem ser recheados de luz: luz da sabedoria, do perdão, da paz, do amor e do entendimento na vida em família”, afirmou, ao relacionar a celebração com os desafios do dia a dia e com a vivência da fé ao longo do ano.

 

Dia de Reis

No Brasil, a solenidade também está ligada ao Dia de Reis, tradicionalmente celebrado em 6 de janeiro, data que marca o recolhimento dos presépios nas casas e igrejas. Conforme explicou o padre Sala, os presépios permanecem montados por mais de um mês não apenas como ornamentação, mas como sinal que ajuda a trazer “um pouco mais de vida e um pouco mais de paz no caminho da vida”. A partir do Dia de Reis, esse ciclo se encerra, mantendo viva a mensagem celebrada durante o tempo natalino.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;