21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Temporal causa grandes estragos no Hospital de Caridade de Erechim

Instituição avalia danos após temporal e mantém atendimentos de urgência

teste
HCE
HCE
HCE
HCE
HCE
Por Marcelo V. Chinazzo
Foto Divulgação HCE e Marcelo V. Chinazzo

O temporal que atingiu Erechim provocou danos significativos no Hospital de Caridade. Segundo o diretor-presidente, Lasie Biolo, alas foram interditadas, o bloco cirúrgico sofreu grandes danos, e houve prejuízos em telhado, placas solares, quartos e até na ala nova recém-inaugurada.

Comitê de crise e condições de operação

O hospital montou um comitê de crise para levantar todos os estragos e definir as ações emergenciais. Na manhã desta segunda-feira (24), a instituição estava sem abastecimento de água, dependendo de caminhões-pipa, e operava com energia de gerador. No momento em que a reportagem esteve no local, chegava o quinto caminhão-pipa, com carga de 30 mil litros.

Apesar das dificuldades, o bloco cirúrgico começou a ser reorganizado. “Reestruturamos o bloco, não integralmente, mas já conseguimos realizar uma cirurgia agora na parte da manhã, então o principal, a gente está conseguindo atender”, afirmou Lasie.

Atendimento emergencial e realocação de pacientes

O pronto-socorro registrou grande movimento, incluindo pessoas feridas durante o temporal, e tem sido fundamental para manter os atendimentos.
Para Lasie, a prioridade foi garantir a segurança dos pacientes. “Conseguimos realocar os pacientes dentro do próprio hospital em setores que não foram atingidos, apenas alguns precisaram ser transferidos para outras instituições, e

Equipe reduzida e força-tarefa

Além dos danos na estrutura, muitos funcionários também foram afetados pelo temporal e não puderam trabalhar. O hospital está organizando uma força-tarefa para evitar desassistência à comunidade. “Estamos atendendo normal e o ideal é que logo possamos reestabelecer força total”, afirmou o diretor.

Cirurgias eletivas suspensas

O bloco cirúrgico, bastante comprometido, ficou totalmente parado por algumas horas, mas reabriu ainda na noite de domingo, dia 23, com duas salas em operação, exclusivamente para cirurgias de urgência. Todas as cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;