21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Chuva causa danos na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim

Granizo danifica estrutura da Instituição e interdita área de internação

teste
FHSTE
FHSTE
FHSTE
FHSTE
FHSTE
FHSTE
FHSTE
FHSTE
FHSTE
Por Marcelo V. Chinazzo
Foto Marcelo V. Chinazzo

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) enfrenta dificuldades após danos causados pela forte chuva que atingiu o município. A área de internação do segundo andar foi totalmente interditada.

Leitos interditados e setores afetados

Segundo o diretor-executivo da FHSTE, Rafael Ayub, a água atingiu principalmente o setor de internação do segundo andar, comprometendo os leitos das unidades cirúrgicas e de toda a maternidade, que precisaram ser completamente esvaziados.

“Os pacientes a gente realocou, uns na UTI nova, na UTI neonatal, no espaço, outros no bloco cirúrgico, por isso a gente teve que cancelar as cirurgias eletivas agora hoje e amanhã, porque eu não tenho onde botar paciente”, explica Ayub.

Realocação dos pacientes e continuidade dos serviços essenciais

Todos os pacientes foram redistribuídos para outros setores da instituição.
“Estamos fazendo um estudo agora para ver se tem pacientes em boas condições que possam ir para os outros hospitais. Enquanto isso já estamos reformando”, afirma o diretor.

O bloco cirúrgico permanece ativo apenas para urgências. “O bloco está funcionando, mas não está fazendo cirurgia, justamente porque eu tenho pacientes internados lá, fazendo seu tratamento”.

Cancelamento de cirurgias eletivas

Com a ocupação emergencial de espaços do bloco cirúrgico para acomodar pacientes, a direção suspendeu todas as cirurgias eletivas, pelo menos entre segunda e terça-feira.

Equipe mobilizada durante a emergência

Ayub destaca o empenho dos profissionais do hospital, inclusive daqueles que tiveram suas casas atingidas pelo granizo. “Não se sabe da onde é que sai gente. Porque é um time que realmente é dedicado e se esforça aqui para fazer acontecer. Então, estamos agora correndo contra o tempo para poder devolver essa estrutura o mais rápido possível”.

Assistência garantida

O diretor reforça que, apesar das limitações, todos os pacientes permanecem assistidos. “Todos foram para três alas diferentes, com segurança, sem problema nenhum no deslocamento e toda assistência garantida”.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;