21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Rede municipal de saúde de Erechim retoma atendimentos após temporal

Após os graves danos causados pelo granizo de domingo, 23, unidades reabriram as portas com capacidade reduzida

teste
Telhado da UBS Capoerê ficou totalmente danificado
UBS São Cristóvão começa a receber telhas para troca do telhado danificado
Por Assessoria de Comunicação
Foto SMS PME

Após os graves danos causados pelo temporal deste domingo, 23, a rede municipal de saúde de Erechim retomou o atendimento ao público, porém com capacidade reduzida. Foram restabelecidos os serviços nas Unidades de Saúde, no CAPSad, CAPS II, CAPSi, no Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia, no Centro de Especialidades, na Farmácia Central e na Vigilância em Saúde (VISA).

As unidades dos distritos de Jaguaretê e Capoerê seguem fechadas. Em Capoerê, o telhado foi totalmente perdido, inviabilizando o funcionamento nos próximos dias. Já em Jaguaretê, a interrupção ocorre pela falta de pessoal, pois vários servidores foram atingidos pelo temporal e ainda não conseguiram retornar ao trabalho.

Durante visita à Unidade de Saúde do bairro São Cristóvão, uma das mais afetadas, o secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, destacou a dimensão dos estragos e pediu compreensão da população enquanto os serviços são reorganizados.

O secretário explicou que a manhã de ontem, dia 24, foi dedicada à limpeza e reorganização dos espaços e que, à tarde, os atendimentos foram retomados. Entretanto, a capacidade permaneceu limitada. “Temos muitos funcionários que foram atingidos e estão tentando se reorganizar, organizar suas casas, para conseguir voltar ao trabalho, voltar a vida ao normal, assim como todos os erechinenses”, disse.

Mueller também ressaltou que algumas unidades precisarão passar por obras mesmo durante o funcionamento, como é o caso do São Cristóvão, onde será necessário substituir praticamente todo o telhado. “Lembrando, pessoal, todas as unidades funcionando em horário normal, mas com capacidade reduzida. Então, compreensão de todos”, salienta o secretário.

Todos os CAPS também seguem em funcionamento, igualmente com capacidade menor devido à redução temporária das equipes. A Secretaria reforça que atualizações sobre o atendimento nos distritos serão divulgadas ao longo dos próximos dias.

Quanto aos hospitais, o Hospital de Caridade de Erechim e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha foram afetados pelo temporal, enquanto o Santa Mônica e o Hospital da Unimed Erechim não tiveram problemas com o evento climático e seguem com seus atendimentos normalizados.

 

Balanço preliminar da Defesa Civil com atualização às 15h10 de 24/11

De acordo com a Defesa Civil, 8.114 famílias foram afetadas pelo temporal, totalizando 32.456 pessoas. Até o momento, 162 pessoas receberam atendimento por ferimentos: 77 no Hospital Santa Terezinha, 28 no Hospital de Caridade, 31 na UPA e 26 no Hospital Unimed. Sete pacientes permanecem internados.

O município registra 12 desabrigados — três no Abrigo Cidadão e nove em estrutura terceirizada pela Secretaria de Assistência Social.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;