21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Unimed Erechim realiza palestra sobre Inteligência Artificial para médicos cooperados

Evento abordou inovações tecnológicas e impactos na prática médica

teste
Palestra aconteceu no anfiteatro do Complexo Hospitalar
Ao final da palestra foi oportunizado um momento para perguntas
Palestrante especialista em Dados e Inteligência Artificial, Franciele Pinzon
Diretor de Educação da Unimed Erechim, Dr. Roberto Carlos Bustamante Pineda
Presidente da Unimed Erechim, Dr. Luiz Felipe Barreneche Leães
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação Unimed Erechim

“A Inteligência Artificial vem para facilitar processos, mas ela não vem para substituir o ser humano”, destaca a palestrante especialista em Dados e Inteligência Artificial, Franciele Pinzon.

Em um mundo cada vez mais digital, a inteligência artificial (IA), deixa de ser uma ferramenta distante e passa a integrar diversos sistemas e setores, entre eles a área da saúde. Esta inovação está presente no dia a dia de consultórios, prontuários e exames, transformando o cuidado durante a jornada de saúde.

Foi com esse olhar atento ao futuro, que a Unimed Erechim promoveu, na noite desta terça-feira (11), a palestra “Inteligência Artificial no Ramo da Saúde”, voltada exclusivamente para médicos cooperados e lideranças da instituição. O encontro ocorreu no Anfiteatro do Complexo Hospitalar, integrando o cronograma de atividades educacionais da cooperativa e reforçando o compromisso com a atualização profissional e a troca de conhecimentos.

Segundo presidente da Unimed Erechim, Dr. Luiz Felipe Barreneche Leães, a iniciativa faz parte de um movimento contínuo da cooperativa em estimular a reflexão sobre o uso consciente das novas tecnologias. “A inteligência artificial está se tornando uma ferramenta poderosa, mas na medicina, o olhar humano é insubstituível. Queremos preparar nossos profissionais para aliarem inovação, segurança e empatia”, destaca.

A palestra foi ministrada pela especialista em Dados e Inteligência Artificial, Franciele Pinzon, que apresentou as principais tendências e aplicações de IA na área da saúde, destacando benefícios, desafios e perspectivas para o futuro da prática médica. A palestrante ressaltou que, embora a tecnologia tenha potencial para otimizar processos e ampliar a precisão dos diagnósticos, ela deve ser usada com responsabilidade e senso ético.

“Hoje muitas pessoas têm interesse no tema e desejam utilizá-la, mas é essencial entender o que realmente é seguro fazer, quais são as boas práticas e quais resultados positivos ela pode gerar. Trouxemos um contexto histórico, explicando o que de fato é e o que não é inteligência artificial, o que podemos esperar dela e quais ferramentas já estão disponíveis para que os médicos possam começar a aplicar no dia a dia”, explica.

O diretor de Educação da Unimed Erechim, Dr. Roberto Carlos Bustamante Pineda, reforçou que compreender o papel da IA é essencial para o futuro da prática médica. “O dia a dia do setor da saúde interage cada vez mais com ferramentas de inteligência artificial em diversos níveis. Esse tipo de palestra nos ajuda a aprimorar nossas escolhas e a forma como essa interação deve acontecer. É um longo caminho de aprendizado e novos desafios que vêm pela frente e a contínua atualização e o estudo serão essenciais para enfrentar as novas realidades”, pontuou. 

Para o médico cooperado especialista em diagnóstico por imagem, Dr. Juliano Arenzon, o encontro foi uma oportunidade valiosa de reflexão. “Foram esclarecidos vários pontos que realmente são bastante duvidosos para quem trabalha com IA e nos fazem repensar como devemos usar essa tecnologia, no que ela pode ser útil e no que ela pode ser perigosa. Foi uma palestra muito produtiva, que trouxe uma nova visão.”

Ao final do encontro, todos os presentes puderam tirar dúvidas sobre o tema. O encontro reuniu mais de 80 profissionais, entre médicos cooperados e lideranças da Unimed Erechim.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;