O Sindicato Rural de Erechim promoveu, na quinta-feira, 18, a 2ª Integração de Jovens do Agro, organizada juntamente à Comissão Jovem. O encontro contou com a presença da assessora ambiental da Farsul, a engenheira ambiental e sanitarista Paula Hofmeister, além de jovens ligados ao sindicato e convidados.
Filha e neta de produtores rurais, Paula Hofmeister compartilhou a experiência adquirida em sua atuação na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e na propriedade da família em Pedras Altas, na fronteira com o Uruguai, onde são desenvolvidas atividades com gado de corte, ovinos, grãos e videiras.
A convidada também apresentou sua trajetória em entidades de representação do setor agropecuário, incluindo participação na diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale (2018), do Sindicato Rural de Pedras Altas (2019) e no programa CNA Jovem, que forma lideranças do agro no país. Atualmente, atua em diferentes comissões setoriais relacionadas à agricultura e ao meio ambiente.
Durante a programação, lideranças ressaltaram a importância de ampliar a participação da juventude nos debates e nas entidades de representação. “É fundamental que estejamos representados nos diversos locais, pois se não ocuparmos os espaços, alguém falará por nós e nem sempre isso é a favor da produção agrícola, que hoje é muito visada em diversos debates. Por isso é extremamente necessário que estejamos atentos a isso e inseridos nos sindicatos rurais”, destacou Paula Hofmeister.
O presidente do Sindicato Rural de Erechim, Allan André Tormen, ressaltou que esta foi mais uma oportunidade de honrar a missão da entidade, que inclui representar e levar informação aos produtores rurais da região. “Envolver os jovens nisso é crucial, porque são as novas gerações que seguirão o trabalho do sistema sindical, que está cada vez mais atento a pautas relevantes do nosso setor, de modo que possamos ser cada vez mais competitivos”, disse.
A presidente da Comissão Jovem, Jéssica Tozzo Loch, salientou que temas como sustentabilidade e sucessão rural influenciam diretamente na continuidade e no fortalecimento da atividade agrícola. “Devemos sempre nos atualizar nesses temas. É isso que nos permite evoluir e faz com que nosso setor seja ainda mais pujante”, completou.