A Famurs promoveu, em parceria com a Emater/RS-Ascar, o 5º Encontro com Prefeitos do Rio Grande do Sul na Expodireto. Na tarde desta quarta-feira (12/02), prefeitos, secretários municipais, entidades e associações ligadas ao agro gaúcho debateram pautas ligadas ao tema "Extensão rural e políticas públicas municipais com foco na irrigação".
Além da Famurs e da Emater participaram representantes da secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), da secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do gabinete de Articulação de Municípios e Prefeituras do governo do Estado, da Assembleia Legislativa e representantes e extensionistas da Emater de Passo Fundo e outras regiões.
O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, destacou que os municípios precisam encontrar sua vocação de produção para alavancar esse potencial. "Hoje o objetivo aqui é mostrar cases e exemplos para podermos diversificar as propriedades, buscando bons exemplos para levar para as nossas cidades. E nada melhor do que trocar experiências para que todo mundo possa crescer.
E nisso a diversificação é muito importante, para que as pequenas propriedades e os produtores não fiquem dependentes de uma só renda e passem pelos momentos de crises com menor dificuldade. É importante que cada um dos secretários municipais, os sindicatos e a Emater identifiquem as propriedades e conversem com os produtores para buscar as melhores soluções. A Famurs está junto com a Emater, entidades, órgãos públicos, prefeituras e com todos vocês aqui hoje para desenvolver cada vez mais o agro gaúcho", afirmou.
A programação da tarde teve a apresentação de cases de sucesso ligados ao trabalho com o agro e que estão sendo desenvolvidos nas cidades gaúchas. O presidente Marcelo Arruda apresentou o case de Barra do Rio Azul, voltado ao incentivo a avicultura. Outros municípios que expuseram seus projetos exitosos foram Gentil, São Domingos do Sul, Paim Filho, Santo Antônio do Palma e Centenário.
O presidente da Emater, Luciano Schwerz, colocou a entidade e os 1.750 extensionistas espalhados pelo estado à disposição para desenvolver novas políticas públicas para o fortalecimento do agro, afirmando que é um desejo da Emater ajudar os produtores a melhorar a resiliência das propriedades no enfrentamento de eventos climáticos e que, para isso, é preciso trabalhar com projetos de prevenção.
Já o diretor geral da secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Amaral, representando o secretário Clair Kuhn, disse que como ex-prefeito de Alegrete sabe o quanto é desafiador o trabalho de quem está lá na ponta, chefiando o executivo e as secretarias de agricultura das cidades. Mas destacou que o caminho é buscar a implantação das novas tecnologias, sempre respeitando o tempo de cada produtor, e que a irrigação deve ser trabalhada como uma ferramenta fundamental, chegando a cada vez mais propriedades rurais.
Além da apresentação dos projetos, os técnicos da Famurs e Emater esclareceram dúvidas dos produtores durante os painéis.